ENIGMAS DE OUTRAS VIDAS, NESTA VIDA ( outro trecho da carta que não será enviada)

"O homem meu companheiro ao longo de tantos anos, o homem por quem me acusastes de ter abandonado a coroa de rainha do vosso reino, a chegada deste homem em minha - nossa - vida, no tempo em que sabeis, talvez tenha sido, tal chegada, para salvar-nos, a mim e a vós, de morte certa, nem um pouco simbólica ou metafórica. Este homem, que não conheceis, deve também a vós estar ligado, estreitamente ligado, por laços de outras vidas, pelo menos é a hipótese que me tenho tecido há muitíssimos anos para não submergir em loucura sem fundo e sem remissão."

"Afinal, como se explicaria o pequeno fato, entre a infinidade de coincidências inexplicáveis que não posso referir aqui, que vós, sem conhecerdes um ao outro, sem jamais terdes lido nada um do outro, também por antagônicas vossas poéticas e as escolhas existenciais de vossas vidas, tenhais descrito, com idênticas palavras, uma mesma cena, muito pouco usual, cada qual em seu próprio livro, em livros sem vasos comunicantes entre si, fato do qual só agora eu, único ser a sabê-lo, venho trazer-vos o presente testemunho?"

"Pensai nisso, refleti fundo e, se julgardes justo, atenuai a pena a que me condenastes, sem direito a defesa, pena que se perpetua. Dai-me, dai-nos o direito a ainda alguma vida, mesmo que só a da alma, que para nossa história no mundo, nesta vida, já não nos resta percurso possível, já percurso possível não nos resta, que só nos restaria percurso à custa da nossa honra e para isto, certamente, não fomos feitos."

Com todo amor, Zuleika"