Mensagem para meus filhos
Mensagem para meus filhos
Esta poesia acabei de fazer para vocês três, num momento de saudade, saudades de quando eram pequenos.
Filhos, pedaços de minha alma,
Pelos filhos,
Para eles, por eles
Os melhores sacrifícios da vida,
Doces qual o mel
Do favo retirado
Leves,tão leves
quanto a pluma,
que agasalha e aquece.
Filhos, ah, filhos.
Pedaços de minha alma,
Em seu sangue,
Meu sangue a correr,
Em seus modos.
Um pouco de mim a viver,
Minha vida que segue,
Num eterno alvorecer.
Filhos, filhos,
Vida que cresce,
Qual fruta no pé amadurece,
Sabor de esperança,
Saudade da infância,
Dos tempos, que longe,
Filhos, crianças,
No tempo, no tempo,
Tempo, implacável tempo
No meu passado ficou
Ontem brinquei bastante com a Gaby, ao mesmo tempo uma saudade muito grande dos tempos que vocês eram crianças, coisas que deixei de curtir, por causa de trabalho, mas a vida sempre nos ensina.
Hoje se pudesse, com a experiência que adquiri, vivendo, apanhando da vida, às vezes vencendo, outras perdendo, acho que teria curtido muito e muito mais vocês crescerem.
Quanto a ser mãe presente ou ausente, isto é vocês que podem avaliar, sei que nunca fui muito de abraçar, beijar, também isto não aprendi em minha infância, estou aprendendo agora.
Só sei que vocês sempre foram muito, muito importantes em minha vida:,mesmo no trabalho, sempre estava a lembrar de vocês, eu tenho orgulho dos filhos que tenho.
Na educação de vocês, seu pai era muito severo, fiz o possível para contrabalançar, e com isto dar um pouco de liberdade a vocês em sua adolescência, sei que a figura de seu pai sempre foi mais marcante, mas mesmo por trás, apagada, pelo carisma dele, os protegi a meu modo os amei com meu coração inteiro..
Filhos não são só pedaços de alma, filhos são a alma inteira, que com desvelo e carinho, no dia a dia, nossos sofrimentos compensam.
Filhos são o prosseguimento de nossa vida, de nossos sonhos e aspirações. Os filhos são a parte mais profunda de nosso viver.
Pelos filhos a vida trocaria se preciso fosse em caso de doença ou dor, por eles nunca deixaria um estranho se interpor, como leoa a seus filhotes proteger.
Saudades de levantar a noite para ver se estavam bem agasalhados, nos dias de frio.
Quanta saudades, dos filhos pequenos, ao meu redor, minhas sombras queridas a todo canto a carregar.
Mãe.
23/08/2010