Indignação

Caro vizinho, amigo e cidadão, estava eu hoje esperando meu ônibus para ir trabalhar, em mais uma segunda feira comum em um dia comum de transito intenso e caótico, quando percebi que um determinado ônibus estava parado no ponto sem ninguém que descesse ou subisse dele! A parada de ônibus que já fica situada em uma esquina frenética, Bartolomeu Mitre com Mario Ribeiro tinha agora aquele ônibus atrapalhando outros que queriam parar, andar ou virar a esquina de forma que o transito parou de vez... Então dirigi-me ao funcionário da companhia Transurb, a companhia do ônibus que estava atrapalhando todo o transito, indagando-o, o por que do ônibus estar ali parado pois aquilo era um absurdo e iria reclamar na prefeitura...

Foi quando, antes da fatídica resposta, que me veio a questão:

Quais os requisitos e critérios necessários para a instalação e manutenção de uma parada para ônibus (ponto de ônibus) nas vias de nossos bairros? Alem de garantir acesso ao transporte, creio que deveria haver a intenção de otimizar o fluxo dos ônibus também, visando assim melhor desempenhar sua tarefa de deslocar o usuario.com eficiência e agilidade.

Não e o que se observa pela cidade, com vários ônibus parando fora dos recuos e pontos, entre outras bandalhas praticadas a luz do dia. E não me refiro aos mal remunerados motoristas, mas sim a prefeitura que permite parada de ônibus em demasia ou notoriamente mal localizadas sabe-se lá quem ou por que. Tais como a parada de ônibus na Praia de Botafogo 400 em frente ao Botafogo Praia Shopping, justamente na esquina da rua que da acesso ao estacionamento do Shopping; também a parada de ônibus na Bartolomeu Mitre 990 em frente à nova loja de pneus da Michelin vizinha da Autorizada Mitsubishi, ambas as lojas com alto fluxo de veículos entrando e saindo, e ambas justamente na esquina da Mario Ribeiro. O problema reside que tanto na Praia de Botafogo quanto na Bartolomeu Mitre a rua que faz esquina logo apos as paradas de ônibus tem o mesmo sentido da via, ou seja outros veículos viram a direita em frente a essas paradas... Alem de atrapalhar o fluxo e potencialmente perigoso eu diria! Para piorar, eis que uma das inúmeras companhias que param seus ônibus na parada de ônibus na Bartolomeu Mitre 990, a Transurb, para ser mais preciso, utiliza esse já caótico ponto para ajustar os horários de seus ônibus, o chamado ponto regulador, mantendo ali pelo período de dois sinais vermelhos ou verdes seus ônibus o que ocasiona um tumulto ainda maior ao já combalido cruzamento...

Fiquei indignado, no fim de meus pensamentos, foi com a resposta do Sr. Despachante que comandava a bandalha: Pode reclamar onde quiser, já fizeram as doações para todas as campanhas dessa próxima eleição... corre atrás!