Carta a um sobrinho alcóolatra
Esta carta foi enviada a um meu sobrinho que está chegando no finalzinho do poço. Tomara que ele consiga ler e quem sabe se sensibilizar, vamos torcer.
Meu prezado Paulo Rodrigues
Que Deus te abençoe
Hoje eu amanheci pensando em você, acho que Deus está me pedindo para lhe dirigir essas palavras. Primeiro quero dizer que não sou tão próxima sua, tenho uma grande gratidão por você. Uma certa vez eu estava muito doente e a sua presteza no socorro e no encaminhamento à Recife, salvou a minha vida. Nunca esqueço outras pessoas que vc ajudou também me falam também para mim. Lembro muito bem .
Mas antes de dizer o que Deus pediu, digo também que teu nome é Paulo, e o Paulo Apóstolo, não acreditava em Deus e perseguia os cristãos. Num certo dia à beira de uma estrada, cego, chorava e pedia socorro a todos que passavam . Viu uma luz, um clarão e ele , disse quem está ai¿ Uma voz respondeu: "Paulo, Paulo, por que me perssegues¿ Ficou ainda três dias sem ver, converteu-se e passou a seguir JESUS E EVANGELIZAR.
Mas não estou querendo lhe evangelizar, não, quero apenas te dizer que me preocupo contigo mesmo de longe. Pois lembro que tinhas muitas coisas na vida, importantes inclusive. Só para citar: dois empregos ou era três, uma família, uma casa própria, um carro, inteligência, sabedoria, solidariedade, enfim vc tinha tudo, e hoje como estás¿ Será que o Deus todo poderoso está alegre com a vida que escolhestes.
Digo assim meu AMIGO, nunca é tarde para voltarmos atrás, jogar no lixo o que está prejudicando e seguir em frente, correr atrás do prejuízo. Como não estou falando contigo, estou escrevendo, então posso mexer um pouco na tua ferida. Veja bem, você sabe qual a situação financeira dos industriais que fabricam bebida alcoólica, a Pitú, por exemplo, a família elessão riquíssimos. Mas os que bebem a cachaça fabricada por eles, fica dependente perde tudo e eles continuam enricando. Veja que fraqueza, um líquido branco sem sustança nenhuma dominar e escravizar uma pessoa tão importante para o mundo como você. E, você não sabe como é importante, para mim que salvou minha vida e para uma centena ou mais de pessoas que foi ajudada por você.
Imagine se vc não tivesse parado na vida, quantas pessoas estavam a mais nessa lista. Mas ainda resta esperança. Sei que vc tem uma família mais ou menos grande, e sei também que todos amam vc e deseja enormemente lhe resgatar lhe salvar, trazer de volta a vida.
Fiquei sabendo que estás começando a adoecer, ah, quero dizer que não moro mais em Chã Grande , mas pessoas preocupadas com vc existem muitas e querendo inclusive lhe ajudar. Sem contar que sua mãe e sua família estão dispostos a isso com certeza, não tenho a menor dúvida.
Paulo, quando vc olha para seus problemas de doença o que lhe vem à cabeça¿
Agora quero ir direto ao assunto, quero lhe sugerir algumas soluções que salvara´sua vida e a de seus familiares que adoecem juntos quando lhe ver assim.
Uma coisa fundamental é você aceitar que está doente, pois a Organização Mundial de Saúde já decretou que o alcoolismo é uma doença e para tanto precisa de atendimento médico sem nenhuma dúvida.
Voce sabia que em outras cidades, como Recife por exemplo os CAPS estão recuperando muitas pessoas do alcoolismo, não é só para doenças mentais e psicológicas. E olhe que existem cidades que sofrem muito por não ter ainda um CAPS, E SÃO MUITAS E vc tem um na sua rua.
Pois bem, um outro caminho para sua cura é visitar uma reunião do AA, Alcoólicos Anônimos, meu Deus é fantástico os depoimentos impressionantes, você acha que o cara tá contando a sua história. São muitas famílias que foram destruídas pelo alcoolismo. TALVEZ você ache que fulano ou beltrano está lá e eu não vou. Sugiro, vá em outra cidade, todas tem reuniões, Gravatá por exemplo tem.
E ainda para tua recuperação, precisa de uma decisão tua, mas se não for possível uma internação para desintoxicar também é a solução ou ir morar por um tempo numa Fazenda da Esperança.
Para salvar a sua vida existe uma gama de possibilidades, apenas precisa da sua decisão. Sei és católico, as igrejas também são uma possibilidade.
Como eu conhecia muito bem seu pai, fiquei me lembrando da trajetória dele. Começou beber muito cedo, bebia diariamente e muito. Mas pelo que sei, nunca deixou de trabalhar, quase que até a sua morte. Lembrei também como ele foi forte, do seu jeito era um bom pedreiro. Se esforçou e construiu: tua casa, a de Pedro a de Ronaldo e se demorasse um pouco mais acho que teria feito uma para Núbia. Veja que exemplo, enquanto você parou na vida. Mas volto a dizer ainda é tempo, acho que está com uns trinta e quatro anos, meu Deus quanto tempo ainda tens para seguir o percurso da vida e fazer ainda muita coisa boa, retornar a tudo que passou.
Sim lembrei também, quantos amigos passou pela tua vida, pensa um pouco e o filme vai voltar. Lembrei dos médicos que tu trabalhava com eles, Dr. Paulo Couto, o anestesista acho que família Bandeira, e outros que não sei, mas davam toda credibilidade a tu, permitia que fizesses exames laboratoriais e fazia bem feito. Só uma coisa tu era e és muito teimoso, não queria estudar.
Mas olhe amigo, juro do fundo do meu coração que nas minhas preces diária nunca esqueci de pedir ao Deus do Universo que o libertasse, pois torço para que a partir dessa humilde cartinha você consiga no silêncio do seu quarto lembrar que Deus está olhando para você dizendo:
Paulo eu estou aqui, mas tu não me chamas;
Paulo eu quero te ajudar, busca-me;
Paulo eu te amo tanto, e quero te salvar sofro com o teu sofrimento, minhas chagas estão sangrando;
Paulo tu sabes que eu existo e que sou a salvação do mundo e quero te salvar;
Paulo lembra da ferida que se abriu da no coração da tua filha, aquela doçura que de tanto eu protegê-la, seguiu meu caminho. Lembra e olha ao teu redor, como é que estão as mocinhas da idade dela;
Paulo tua filha é uma jóia rara, que reza diariamente pela tua restauração, ela precisa tanto de um pai que a lhe dê apoio e seja presente na vida dela;
Paulo, não imaginas o tamanho da ferida que se abriu no coração dela ao te ver desse jeito;
Paulo, se eu fosse dizer as maravilhas que tens a buscar, passaria o dia todo e não conseguia colocar nesse papel;
Paulo essas coisas são inspiração de Deus que me fez escrever tudo isso.
Meu amigo, não vou desistir, esta foi a primeira que escrevi, mas vais receber ainda muito mais outras, pois estou sempre sabendo notícias e espero que a próxima seja te felicitando pela tua decisão.
Um grande abraço, não fique curioso querendo saber quem sou eu, não importa o meu desejo do fundo da minha alma é que fiques bem e liberto de tudo que está atrapalhando a tua vida.
Antecipadamente agradeço por se dar ao trabalho de ler essa carta.
Lembre-se Deus continua te fazendo companhia no silencio do teu quarto.
Um abraço
10-08-2010