EU VOS FAREI PESCADORES DE HOMENS.
EU VOS FAREI PESCADORES DE HOMENS (MT.4-19)
COMO FAÇO PARA SEGUIR A CRISTO?
Meus caros Irmãos em Cristo, essa mensagem vos é endereçada!
Sou “procurador” de Cristo. (Alguém que fala por Ele) É Ele quem chama, convoca, seleciona. A messe é muito grande e os operários são poucos. Porém se são muitos os chamados, todavia pouquíssimos os escolhidos. Estou aqui para fazer um convite a todo homem de boa vontade que possa ter as virtudes e os talentos necessários para seguir a Cristo Jesus, na fé católica e ortodoxa, quer como monge, quer como padre.
Nosso mosteiro tem uma maneira própria para não dizer singular de chamar operários para a messe.
Em primeiro lugar, preferimos os maduros, homens solteiros, desimpedidos ou viúvos. Homens com uma vida já vivida, com uma maturidade experimentada. Homens de fé e vida cristã. Homens corajosos dispostos a dar seu SIM. Homens que tenham família constituída, uma profissão definida e realizada, uma carreira cumprida e uma vida financeira estabilizada. Homens saudáveis do corpo e da alma.
Queremos homens de vida ilibada. Mas não os escolheremos em virtude do ofício que façam ou das fortunas que tragam. Para Jesus todos são iguais, pois Ele vê o coração.
Talvez homens que queiram se assemelhar aos Doze. Médicos, cobradores, doutores, pescadores, lavradores, senhores. Mas que não se esqueçam de quem foram os primeiros apóstolos de Jesus e ainda tenham este mesmo ideal evangélico.
Nosso mosteiro não apresenta luxo, riqueza, vaidades, nem oferecemos posições eclesiásticas, cargos ou privilégios.
Nossos lemas são “Vem e segue-Me” e ainda “Vem e vê”. Com plena liberdade de vir, sentir e experimentar.
Convidamos estes homens que se candidatem a ser padres e monges e venham a nosso encontro. Não há limite de idade, quando há boa vontade na missão de Jesus.
Esperamos que essa “convocação” toque o coração de muitos, para que desses muitos, possam vir e ficar poucos. Repetimos: “A messe é grande...mas os operários...pouquíssimos”.
Se você, meu irmão, sentiu-se chamado a conhecer nosso modo de vida no mosteiro ortodoxo católico, por favor, escreva-nos. Se você conhece alguém interessado, indique-nos.
Escreva para: Mosteiro Sírio Ortodoxo da Santa Cruz - Ordem de São Basílio Magno – Caixa Postal 213. Cep: 07600-000 Mairiporã – SP.
Deus abençoe sua vida!
*Padre Efrém é clérigo da Igreja Syrian Ortodoxa de Antioquia. E-mail: priorado@uol.com.br