Carta Para Uma Esposa 1

Faz muito tempo que eu não escrevo algo neste sentido. Talvez seja bom escrever para desanuviar as idéias. Acho que a idéia de pôr no papel (ou no PC) ajuda a eternizar o momento.

Nós somos tão bobos ou quem sabe além que isso: tolos e incrédulos, mas jamais céticos, porque sentimos muita coisa dentro de nós e parece que só os nossos sentimentos são verdadeiros. As outras pessoas parecem que não têm sentimentos ou se têm são falsos. Elas parecem sempre estar em débito em alguma coisa. Mas nós não conseguimos enxergar isso em nós mesmos.

Então, procuramos de todos os meios justificar o nosso pecado. Justificando o nosso pecado conseguimos “justificar” o pecado alheio; mas isto nos torna mais incrédulos, tornando-nos cada vez mais duros de coração, porque pecado não se justifica, paga-se.

Se nós temos mágoa por causa de um amor procuramos endurecer o nosso coração para não sofrer como diz a canção de Ed Motta: "e eu que jurei nunca mais sofrer". Quantos de nós juramos coisas deste tipo? Depois nos vemos sofrendo por causa de um amor. Poderíamos ter dado o nosso melhor, porem preferimos nos esconder dentro de nossos medos e não nos damos como realmente deveríamos.

Eu jurei que não iria mais sofrer. Que jura enganosa! Hoje eu sei que te amo muito mais do que imaginava. Hoje eu sei que tinha que ter sido um menino cândido para você. É onde entra a mina tolice.

Jurava estar fazendo a coisa certa, escondendo-me no meu canto obscuro e abstrato do meu eu. Você estava lá se dando de corpo e alma para mim. Por que fui incrédulo? É uma pergunta que me consome dia e noite. E ver que você está caindo no mesmo precipício que eu faz doer meu coração mais ainda, porque eu fui o teu mentor. Um mentor torto, sei, mas fui o teu mentor. Poderia ser melhor, mas fui tolo o suficiente para te magoar.

Você queria namorar, conversar, fazer coisas que somente duas pessoas apaixonadas e que se amam fazem. E eu preferia ficar contido como se fosse um pássaro numa gaiola invisível. Sim este era eu. Este homem tolo sou eu! A culpa não é sua amor. Eu sei disso.

Você tenta me convencer que o problema não sou eu, que o problema do momento é você. Discordo. Se eu não tivesse te ferido com uma agulha todos esses anos nós não estaríamos assim. Se eu tivesse feito diferente...

Que droga! Que droga mesmo! Eu tenho um poeta dentro de mim. Mas não mostrei este poeta para você. Mostrei o meu lado bruto e insensível. Juro que não sou assim. Juro que sou tão fraco quanto você em seus quinze anos de idade. Juro que preciso chorar, que preciso que fique ao meu lado.

“Não quero que me ame. Não estou pedindo para me dar o teu amor e nem que me prometas nada. Só quero que fique comigo para eu te mostrar o meu amor.”

Nestas palavras você me conquistou. Isto foi humildade demais. Isto não foi uma questão de ser rebaixada, não. Isto foi um ato muito nobre de sua parte, porque eu estava me perdendo. Aí o seu amor juntamente com o seu carinho e disposição me tirou do lodo fétido, onde eu me encontrava.

Hoje eu peço para você: deixe-me mostrar o meu amor. Peço-te para não julgar as minhas fraquezas, porque sei que sou imperfeito. Coloque na balança a minha força de vontade dentro de minhas limitações, que são muitas. Se eu chorar não sofra por minha lágrima. Mesmo que elas sejam derramadas por você. Eu preciso deste momento de renúncia! Eu preciso me revelar e não sei se este é o momento certo por causa do turbilhão de sentimentos que há dentro de seu coração. Eu só te peço que deixe, que releve, que tente sentir lá em seu âmago este sentimento.

Posso ter causado coisas ruins, mas eu sei, porque estou sentindo no momento, que posso te fazer muito feliz ainda.

Aqueles sonhos de infância e adolescência. Eles não são meros sonhos. Olhe para trás. Veja como são lindos. Não é porque hoje você é uma mulher formada que não quer mais aqueles antigos sonhos. Não é pelo fato de estarmos casados que aqueles sonhos não podem ser realizados. Não.

Estou disposto a ser o moleque, o príncipe encantado e o homem maduro. Estou disposto a ser o esposo, o amante e o amigo companheiro de todas as horas. Estou disposto a fazer do nosso relacionamento o que nunca fizemos antes, mas que lá no fundo de nosso coração sempre almejamos.

Deixe-me mostrar o meu amor para você como realmente você merece, por favor. Garanto que amor não faz mau para ninguém: naquele tempo a sua caridade só me fez o bem e eu me deixei ser influenciado por ela. Deixe...

Cairo Pereira
Enviado por Cairo Pereira em 15/07/2010
Reeditado em 18/10/2010
Código do texto: T2380280
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.