Carta de uma mãe!
Acompanhamos todos os dias na mídia casos de violência que nos deixam estarrecidos e preocupados com o futuro da humanidade.
Chegamos a conclusão que está faltando valores morais ao ser humano.
Lembro-me de meu pai,conversando comigo e me ensinando o que é certo e o que é errado,o que é moral e o que é imoral,eram horas de conversa onde ele cumprindo seu papel de pai ia formando uma cidadã.
Se chegávamos em casa com algo que ele não nos havia comprado era questionado a origem do objeto e por que estava em nosso poder,e não ficava somente nos questionamentos Papai ia averiguar se falávamos a verdade.
Na época eu até via como exagero ou falta de confiança,hoje sou mãe e tenho o mesmo cuidado em relação aos meus filhos,procuro através de uma boa conversa ensinar como deve ser o comportamento de um cidadão honesto,de carater e comprometido com o bem e saber se posicionar de forma correta diante dos desafios que encontramos ao longo da vida.
Tomando como exemplo o caso do jogador Bruno que vem ocupando todos os espaços na midia nacional,usemos isso como exemplo para nossos filhos e filhas,no caso do Bruno na minha avaliação houve uma grande influência nas amizades que ele mantinha,no caso da vitima Elisa,houve da parte dela ambição,o que a deixou cega para o grande risco que corria ao aceitar a proposta de ser levada para Minas Gerais,onde lá teria um apartamento e uma quantia razoável por mês,a ambição não a deixou ver que tudo não passava de uma armadilha.
Nós pais precisamos assumir a responsabilidade de preparar nossos filhos para as armadilhas da vida,cabe a nós ensinarmos aos nossos filhos valores morais que irão nortea-los em suas decisões,a impressão que tenho é que os pais da atualidade deixam para os professores essa responsabilidade que é nossa,aos professores cabe a função de formar futuros profissionais,ensina-los matematica,português,quimica,fisica etc..Ser honesto,ser altruista,ser independente,respeitar o próximo,amar a sí mesmo,enfim tornar nossas crianças um ser humano admirável é de nossa unica responsabilidade.
Esse papel sempre coube mais a mãe ou seja á mulher,que neste século,mais que em qualquer outro tem se destacado na sociedade como provedora do lar,tem sua vida profissional fora de casa,cumprindo na grande maioria dos casos 3 jornadas de trabalho,chega em casa cansada e ainda tem a obrigação com os afezeres domésticos,deixando de lado a obrigação maior de passar bons ensinamentos aos filhos,pensa erroneamente que esses ensinamentos os professores tratarão ensinar em sala de aula,ou muitas vezes á vida cuidará de ensinar,ou até mesmo a televisão com seus programas direcionados ao publico infanto juvenil ensina...Ensina sim,mas da forma errada,distorcida e aumenta principalmante nos adolecentes(a) a necessidade louca pelo consumo desenfreado de marcas de roupas,sapatos,games,celulares enfim o querer ter,porque a TV dita moda,de comportamento e vestimento que nem sempre esta dentro do poder aquisitivo dos pais.Isso faz com meninas e meninos busquem adquirir esses cobiçados objetos,se prostituindo ou até mesmo cometendo crimes previsto no código penal.
Essa é uma análize de uma mãe,que trabalha,que é a unica provedora,porém entre um compromisso e outro,ou nos finais de semana encontro o tempo necessário para conversar,para saber de meus filhos o que fazem,com quem andam,como esta o rendimento escolar,e através dessas conversas ensina-los a diferença entre o certo e o errado.
E no final de cada conversa ,verbalisar o grande amor que sinto por eles.
Não é receita de bolo...Mas,como aconteceu comigo,sei que eles levarão esses momentos por toda vida.
A mãe é sem duvida a melhor professora do mundo!
Lu.