Horizonte

Fecha os olhos. Vê o horizonte lá ao longe, no fundo da tua alma. É pra lá que tu vais. As cores suaves te atraem e tu não consegues fugir daquela imagem. Ela está impressa, impregnada no teu interior. Foi a eternidade quem gravou em ti.

Vários caminhos de um lado e do outro podem atrair tua atenção. Os sons despertam tua curiosidade. Os sabores e os cheiros e os perfumes e as gotas da chuva gelada te fazem distrair por alguns instantes. É claro. Queres ver como é e o que tem ali. Não passas de uma criança e queres saber das coisas. É natural isto.

Mas por mais interessante e divertido que tudo possa parecer, não consegues te desviar do horizonte. Porque ele é enigmático. E nele estão todas as tuas respostas. Teus olhos estão nele.

Quem consegue atingir o horizonte?

Dizem que és louco quando afirmas que um dia vais chegar lá. Então disfarças tua loucura. Às vezes te convences que és louco mesmo, mas bem lá no fundo, na quietude daquela solidão impenetrável de que só tu consegues desfrutar, amas essa suposta loucura. E assim, distraído e disfarçado, vais vencendo. E vivendo por ela, pela loucura de botar a mão no horizonte. Que lindo que é ser louco!

Quanto mais caminhas, mais longe parece que ele fica. E mais o amas. Mais tens força, coragem e vontade de chegar lá. De botar a mão nele.

Fecha os olhos. Vê o horizonte. Ele é uma suave mistura de rosa com azul e amarelo. Uma bruma esbranquiçada e deliciosa faz perceber a paz que tem lá.

Vai dando os passos. Cumprimenta as borboletas amarelas que te ladeiam no caminhar. Saúda os andantes que encontrares. Estende a mão se passar por algum que esteja cansado. Mas não para o teu andar. Segue, mesmo que pareças sozinho.

Daqui a pouco alguém vai botar a mão no teu ombro e vai seguir contigo até o fim. É a parte de ti que te falta e tu sabes que sem ela não vais chegar no horizonte. Por aquele portal só se entra completo. Então, anda, que a tua parte vai te encontrar. Teus caminhos se cruzam, isto é inevitável.

Porém, não tira os olhos do horizonte. E não te preocupa. Isto não é hipnose. É magia. Como mágica é a vida. Como mágica é a dádiva de caminhar sob as estrelas e sentir-se na mais sublime companhia de Deus em plena noite escura.

Então, vai! Segue! Deixa ele tomar conta do teu coração, sim! Sem medo! Entrega-te a ele! Quem já botou a mão no horizonte? Quem já experimentou do pó colorido do arco-íris?

Só quem anda é quem sabe. Alguns voltam pra contar como é lá, mas não contam tudo pra não estragar a surpresa. Então, fecha os olhos e vê o horizonte da tua alma. Olha como ele é colorido e leve. Como ele é feliz e claro. Como é belo e simples. Como está longe. Como está dentro. Dentro de ti. Vais descobri-lo e jamais te esquecerás dele. Vais viver por ele a partir de agora. Vais respirar por ele. Teu coração vai bater mais forte.