O velho lunático

Olá estrelas! Olá lua... Como de costume, vim para desabafar as minhas lástimas. Creio que vocês não dão a menor importância e devem estar enjoadas do mesmo repertorio, das mesmas palavras ditas em lagrimas secas quase todas as noites.

Desde que me conheço, nunca fiquei tão... Engraçado, não consigo nem dizer o meu estado de espírito, gostaria de saber o porquê daquela sensação estranha pelo meu corpo... Apenas vi alguém, que para mim, parecia como uma rosa se desabrochando, um raio de sol no extremo horizonte ou uma simples borboleta voando suavemente pelo ar. Mas a perdi, sem ao menos saber teu nome, não tive nem a santa oportunidade de tocá-la, de beijá-la ou de olhar nos fundos dos teus olhos. Porém a imagino, tento sonhar com a única imagem que eu tenho dela, com a delicadeza de uma criança.

Ainda me lembro quando eu a vi, e das sensações que e eu tive quando olhei pra ela, naquela tarde nublada, no parque municipal. Ela estava sentada ao lado de uma árvore, rodeada pela grama bem verde e pequenas flores em volta. Ao observá-la, quando eu estava passando por ali, fiquei paralisado, meu coração disparou, senti um frio imenso na barriga, minha mente ficou extremamente limpa, vazia, sem nenhum pensamento. Depois de alguns segundos, quando voltei do transe, sai de lá assustado, e muitos porquês compareceram em minha cabeça para saber o que tinha acontecido.

Chegando perto de casa já tinha anoitecido. Não sei por que virei para vocês e comei admirá-las, pela primeira vez com prazer, senti-me seguro como nos braços da minha própria mãe. Achei incrível, vocês sendo luzes tão pequenas e brilhantes, unidas junto com alua para iluminar a noite e a escuridão que guiava o meu caminho. Naquele momento gostaria de ser um pintor, para fazer um retrato de como eu via o céu, vocês, a trilha por onde eu caminhava e rosto dele que se encontrava estampada em ti lua.

Dormi pouco naquela noite, queria vê-la novamente de qualquer modo ou forma, saber quem ela era. Desejei que ela aparecesse em meu sono.

No dia seguinte, saí correndo do trabalho, desejando reencontrá-la, incertezas batiam em meu peito, mas eu não estava nem ai! Fui até o parque e passei no mesmo lugar, onde tinha visto ela. E nada, ela não estava lá, fiquei sentado num banco, próximo à árvore, até o anoitecer, e nada. Fui para casa otimista, com a cabeça erguida e pensando que havia o amanhã, falava pra mim mesmo, “amanhã eu vou encontrá-la de qualquer jeito, nem que eu tenha que revirar aquele lugar por inteiro”.

No dia seguinte, ela também não estava lá, mas desta vez, não fiquei sentado no banco próximo à árvore, fui procurá-la pelo parque, passei pelo bosque, pelo coreto, pelo lago e nada, procurei a tarde inteira, mas não encontrei nem rastro daquela bela flor. Mas fui pra casa do mesmo jeito, otimista, e assim foi dia após dia. Vinha aqui, sentava no banco, esperava o anoitecer, enxergava vocês por alguns minutos e depois ia para o meu repouso...

Passou um bom tempo, até eu ficar cansado desta perseguição vaga e sem sentido, era apenas uma mulher, não uma pedra de diamante, fiquei semanas tentando esquecer de toda esta paranóia. Ela podia ser apenas uma imagem criada por mim, uma alucinação ou simplesmente uma miragem, mas eu sabia que não estava no deserto para que tudo aquilo fosse apenas uma simples miragem. Podia sentir naquele momento que ela era tão real, como a pedra, o vento e o meu amor.

Depois de semanas, de tentativas frustrada para esquecê-la, voltei a procurá-la, sem nenhuma esperança no meu coração, voltei para aquele banco, todos os dias, e me amargurava cada vez mais. No ponto em que eu estava não tinha nada a perder, voltava lá apenas para me maltratar.

Agora vocês entendem estrelas, lua, porque acho que vocês não dão a menor importância para as minhas lástimas? São sempre as mesmas palavras ditas ao vento e as lagrimas já não correm em meu rosto e meu desejo de vê-la apenas cresce, cada vez mais. Quero que diminua a dor, que seja suave. Penso em cortar os punhos ou a garganta, sinto que todas as minhas forças se esgotaram.

Apesar de poder viver numa simples mentira, escolher abrigo de seios em qualquer lugar. Só tenho que procurar alguém que possa oferecer conforto por tão pouco e que não faça muitas perguntas. Lamentaria se alguém vivesse este modo artificial de seguir o caminho da vida, fazendo que tudo seja fácil, fugindo da plena realidade, usando artifícios banais e lúcidos para sorrir e ter uma vida cheia de alegrias...

O que eu estou dizendo? Eu já vivi assim. Lembram? Fiquei muito tempo sem vir aqui, por causa desta época...

Começou onde eu trabalho. Havia uma senhorita que desde que entrei na firma, viva dizendo que me amava e que me queria. Como estava cansado da perseguição sem êxito depois de meses, com pouco interesse e sem rodeios, fui procurá-la e aceitei o seu convite, que há tempos me tinha proposto. Lembro que a reação dela foi comum, deu um sorriso enorme, afirmou que era puramente apaixonada por mim e logo me beijou. Casamos, depois de alguns meses, com muita insistência da parte dela, tivemos um filho.

E hoje acho que não valeu a pena, simplesmente me arrependo desde dia que aceitei o convite daquela senhorita. E sinto muito por ela, se esforçou tanto, fez de tudo para que eu a amasse, nem o filho que tivemos juntos, fez mudar os meus sentimentos, juro que tentei amá-la, dar afeto, proteção, tudo que uma família precisa ter.

Estamos separados, ela me culpa muito, quando vou ver o meu filho, mas digo a ela sempre: “fiz o que eu pude, dei o melhor de mim” e o seu clima de fúria, demonstra que não fiz o bastante pelos dois. Para o meu filho, só tento ser presente e aconselho o saber algumas coisas, ele não tem culpa, o destino o trouxe na decadência e na desordem, mas quero amá-lo. Sei que um dia, eu acho que ele também vai me culpar, como tantos outros parentes dela, que me colocam na cruz e me atiram pedras, mas compreendo todos eles. E desejo que um dia o meu filho possa me compreender, se puder.

Já está bem tarde, e estou bem velho, como de costume ela não compareceu. Quero vê-la antes que eu parta deste mundo, talvez ela possa ter partido antes de mim, se isto aconteceu, poderia reencontrá-la no outro plano, quando eu for. Mas enquanto eu tiver pulso, sempre estarei aqui, se acabar, estarei aqui com vocês de alguma forma, esperando que um dia ela apareça. Minhas amigas, os exames deram positivos...

È como ouvi um poeta dizendo...

Atmosfera acolhe qualquer ser

e é tão pouco;

A luz revela a solidão

no escuro quer um abraço,

por ter medo;

Não há nenhuma escapatória

entregues até que acabe

o último respiro da frágil ou perversa vida...

Corremos pelos cantos,

a procura de abrigo e de carinho;

Somos seres vivos...

Adeus lua e estrelas; amanhã volto pra fazer tudo de novo. Tenho que continuar o meu caminho, um dia as coisas podem mudar, e poderão trazer eu até aqui para dizer e desabafar alegrias emoções de... Até...