Carta aberta aos homens que ainda tem fé

Caro amigo João

E se não sair e se não passar e se o mundo acabar e se o dia fechar, o sol não raiar, a seca, o medo, o desespero mas e se tudo der certo, mesmo assim você ainda vai duvidar?

E se daqui a pouco o pouco ainda for pouco e o muito não chegar, o pensamento não ajudar, o tempo passar e você? ainda vai estar a olhar?

E se tudo isso for um sonho uma passagem para o que ainda não é merecido, o frio no coração, o medo de tudo, você estará pronto para agüentar?

E se o pensamento realmente atrapalhar e se tudo que sempre é visto pelo viés negativo for a fonte que alimenta sua derrota qual será a próxima? Vitória. Qual será a próxima? Glória. Ainda assim será? Será assim? Que a vida será um rumo sem rumo, um bote perdido em um deserto de realizações, que realizações? Um mar de nobres realizações, dos outros, simples constatações.

E se? Realmente o sentimento que te nutre é o da pena que os outros tem, para assim te olharem, aceitarem e você, coitado, nutrido pelos pensamentos negativos continuará no circulo vicioso, pensando e perpetuando a pena, que pena!

E se ainda assim você não conseguir se desvencilhar da sua própria pena, sua própria derrota, justa derrota que sempre se abate sobre os fracos, os coitados, operários, escravos.

E se você se tornar um escravo de sua própria incompetência, alimentada pela soberba, pela sedutora crença de que o que não chegou, chegará. Pelo nobre sentimento chamado paciência, pois é nobre esperar, sente-se, se acalme, vire-se, espere pois seu futuro ainda está para chegar. Sente-se se acalme, vire-se e veja que o futuro chegou, defenda-se, arrume-se e prepare-se para ser engolido pelo futuro que você criou.

E se do passado você não se libertar, se você cego, deixar os anos passarem, deixar o amor te largar, se entorpecer de sonhos, crônicos, devaneios, errôneos pesadelos. Se você não acordar e ainda assim pensar que é capaz de pensar. O que mais você tem que pensar para parar de invejar e começar a criar.

E se você ousar parar de pensar, ousar ler, ousar criar, ousar aprender a ser, ter coragem de ver, entender que o que ficou, ficou, passou e secou.

E se você passar a andar, andar de frente. Erga-se frente ao desafio de viver, viver sem chorar, sem ter pena de pensar que o que não fez iria mudar o que tanto faz.

E se você começar a acreditar que o Se não entra, não joga, não existe e acreditar que você é quem vai entrar, conquistar, realizar e que enfim, você meu amigo, será feliz.

Fica aqui o meu abraço e venha nos visitar em breve, Maria Eduarda manda lembranças para Alice e as crianças.

Seu amigo José