Querida Íris

Mais um domingo que eu não consegui escrever tua cartinha. É que, tua tia Helen e eu, fomos passar o fim de semana numa chácara muito “ecológica”. No mês passado eu participei de um programa da TV Barriga Verde respondendo umas perguntas sobre ecologia e outros assuntos. Nesse programa, os participantes eram pessoas da Terceira Idade – com mais de 60 anos. Meu amigo Donato Ramos e eu representamos nosso grupo de idosos e ganhamos, cada um, como prêmio, um fim de semana na Chácara Rio Jordão, no bairro Ingleses, norte da Ilha, com acompanhante.

Foi um passeio muito agradável e eu pensei muito em te levar lá, um dia desses. É bem pertinho. Os apartamentos são muito bons e, principalmente, existe muita vegetação nativa, árvores frutíferas – algumas carregadinhas e a gente pode colher as frutas. Trouxemos uns abacates que estavam caídos na grama. Coelhinhos brancos andam soltos junto com galinhas-de-angola e galinhas comuns e não têm medo dos carros, que precisam passar bem devagarzinho para não atropelar nenhum deles.

As piscinas são daquelas que têm escadas dentro para que crianças e gente grande possam brincar à vontade. Vi três parquinhos infantis com todos aqueles brinquedos, como escorregador, balanços, gangorras, barras e outros.

Ah! Passarinhos.... só estranhei uma coisa: vi mais passarinhos presos em gaiolas do que soltos. Por quê, não é?

A fazenda tem muita mata, muitas palmeiras, flores e gramados bem verdinhos. Deveriam soltar os passarinhos ou, nem colocar as gaiolas com eles presos, não achas? Mas a gente não pode mudar as cabeças das pessoas...

Afinal, tivemos um final de semana diferente e nem precisamos viajar para isso. E, como sempre acontece, conhecemos umas pessoas muito simpáticas, aumentando o número de amigos que já tínhamos.

Vou ficar “torcendo” para que haja novo programa desse tipo “me pule” para ganhar outro brinde.

Um beijo da tua

Vó Ivonita

Fpolis, 18/04/2010