Querida Íris

Estou escrevendo tua cartinha hoje (segunda-feira) porque ontem precisei sair bem cedinho para um compromisso com umas amigas. Gostaria de saber se assististe o novo filme Alice do País das Maravilhas. Como ainda não falei contigo, vou relembrar uma coisa que já deves saber, mas vou contar alguns detalhes.

É claro que já sabes que tua mãe e eu nos apresentamos em algumas peças de teatro. Ela, no entanto, era muito melhor do que eu e vou provar isso. Certa vez eu fazia o papel de uma espécie de bruxa má, na peça Libel, a Sapateirinha; precisei viajar a Porto Alegre e, adivinha quem ficou no meu lugar? Lógico que a Giane... nesse tempo ela devia ter uns 12 ou 13 anos e fez melhor do que eu aquela bruxa má e, ainda, dava aquelas risadas bruxescas.

Numa das primeiras peças que fez – A Gata Borralheira (ou Cinderela) - tua mãe devia ter 11 anos e era uma das irmãs malvadas da Cinderela. Pois um dia, a menina que fazia a Gata Borralheira ficou muito nervosa, quando teve que mudar de roupa – ela usava roupas velhas e sujas e tinha que botar, muito depressa, aquele vestido lindo para o baile (conheces a história...). não é que deu uma câimbra nela e foi uma correria lá atrás do palco para esfregar álcool na perna e no pé e sei lá mais o quê. Tua mãe, sem que ninguém mandasse, começou a chamar o “cachorrinho” (era um rapazinho chamado André vestido com roupa marrom e branco, como um cãozinho). Não lembro mais o nome, mas ela chamava, chamava pelo cachorrinho, até que André entendeu e veio para o palco e os dois começaram a brincar e até dançaram um tango.

Foi muito emocionante, pois em teatro o palco não pode ficar sem ninguém e os dois ficaram brincando até que a Cinderela ficou boa e pode voltar para continuar a peça.

Viste como tua mãe sempre foi muito esperta? Alguns anos depois, ela já estava casada com teu pai e grávida da tua irmã , fez Alice do País das Maravilhas!!! Eu era a Rainha de Copas – sempre malvada não é???? Sabes que mesmo com 20 anos de idade, com uma barriguinha que não deixava mais fechar o vestido, quem não a conhecia pensava que ela era uma menininha? Nós gravamos um vídeo e eu nem sei se ainda existe, mas foi uma despedida do teatro muito emocionante. Tens que ter muito orgulho da tua mãe, pois ela é uma pessoa muito talentosa e, desde pequena demonstrou ser artista versátil , quer dizer: faz uma porção de coisas e sempre muito bem feitas...

Eu me orgulho muito dela...

Uma beijo da tua

Vó Ivonita (Tatá)

Fpolis - 11/04/2010