Parabéns querida irmã!
Bom dia, querida irmã!
Hoje é seu aniversário e por isso eu resolvi escrever essa carta em sua homenagem.
Tantas águas rolaram, tantos obstáculos foram vencidos para podermos enxergar a luz no fim do túnel.
Desde o dia que você se lançou na escuridão das drogas a apreensão preencheu por completo o meu coração. Estávamos separadas, mas nossos irmãos me ligavam contando a respeito do buraco no qual havia caído.
Ficávamos conversando e discutindo a melhor maneira de lhe ajudar. Inexperientes, esquecíamos que a nossa vontade de nada valia. Não adiantaria tentarmos obrigá-la a se internar em qualquer lugar que fosse. Não estava em nossas mãos a sua cura e depois que fomos compreender isso.
Vivíamos nesse impasse até que você engravidou.
Um fio de esperança brotou em nossos corações. Um filho muda as pessoas e parecia que você se enquadraria nesse caso: Ficou mais calma e nós também.
Seu filho nasceu e pensávamos que o sofrimento havia terminado.
Algum tempo de engano e a tempestade retornou mais forte e terrível. Tão terrível que resolvemos colocar tudo nas mãos de Deus. Sabíamos que pela vida que levava a qualquer momento poderíamos chorar a sua morte.
Maninha, você não escutava ninguém e se destruía cada vez mais.
Quando todas as esperanças se esvaiam fui obrigada a ver sua imagem na televisão em um noticiário de latrocínio. Eu não pude acreditar no que via. Seu coração era rebelde, todavia não era mau. Ser presa como cúmplice de um assalto seguido de morte parecia algo irreal.
O telefone tocou e tive que me forçar a digerir a realidade.
Uma avalanche de sentimento povoou o meu coração: Raiva, angústia, tristeza, sentimento de culpa...
Eu acreditava que se a nossa mãe fosse viva todo esse drama não teria acontecido. Você tinha apenas sete anos quando foi privada da convivência dela e eu não fui capaz de evitar que se revoltasse contra todos e se degradasse.
Apesar de tudo, você não deixaria nunca de ser a minha irmã.
Por causa do trabalho eu não pude acompanhar o seu julgamento e sentir na pele a reação das vítimas. Elas estavam no direito de bradarem justiça. Importava para elas apenas a dor da morte de um ente querido. Não lhes interessavam saber que você estava sedada por uma droga pesada, que de algoz poderia ser também uma vítima.
Vinte e quatro anos de prisão foi uma sentença dura demais.
Na época não tínhamos como pagar advogado particular e o advogado público mostrou-se totalmente ineficiente.
Você não era uma criminosa. Estava doente e precisava de ajuda. Como cúmplice teria mesmo que ser condenada, pagar pelo crime. Todavia, não consegui engolir aquela sentença. Ré primária e havia pouco tempo que tinha completado dezoito anos.
Independente de qualquer coisa nós sabíamos que não podíamos lhe abandonar. A sua vida fora da prisão estava por um fio. Atrás das grades você encontrava a proteção, mesmo que forçada.
Sei como você sofreu, minha irmã! Amava demais a liberdade, porém teve que aprender a duras penas que a droga é sinônima de prisão e ruína.
Enquanto você amargava sua pena entre as grades, nós aqui fora não desistimos de sua recuperação.
Mesmo ocupados com o nosso trabalho, a nossa família e os problemas cotidianos, fazíamos esforços para não deixá-la abandonada.
O nosso amor sempre foi incondicional é você sabe disso.
Nossa confiança não foi em vão. O nosso apoio teve recompensa e pudemos notar que você amadureceu e o amor de Deus penetrou com força o seu coração.
Através do sofrimento você cresceu como ser humano.
Penso que as muitas horas na solidão a fez refletir a respeito das ações passadas.
Estou escrevendo essa carta e postando em público para tornar bastante claro que eu tenho um enorme orgulho de você. Não tenho vergonha que seja a minha irmã.
Percebi que você se embaraçava quando estava presa e receava que eu falasse sobre a sua pessoa em meu trabalho. Eu senti que não era tanto por sua causa, mas por mim.
Eu quero que saiba que eu não me importava de pedir uma folga no trabalho para lhe visitar. Quando me perguntavam o motivo eu dizia claramente e nem ligava se os olhares e as fisionomias dos meus colegas de trabalho mudavam.
Também quero lhe pedir desculpas por somente ter lhe visitado na presença da assistente social. Quero que compreenda que cada ser humano tem um limite.
Infelizmente eu estaria violentando a mim mesma se tivesse que passar pela revista dos policiais na visita comum. Você sabe que sou tímida e teria sido uma experiência traumática. Cada pessoa sabe até onde pode ir...
Mas chega de retorno ao passado e vamos comemorar esse seu dia. Comemorar com muita alegria e agradecimento ao nosso bondoso e grandioso Pai.
Você merece todas as benções e felicidade, querida irmã!
Foi capaz de sair do fundo do poço e reescrever a sua história. Nunca tenha vergonha do seu passado, pois ele é todo de superação.
Ande de cabeça erguida e não deixe ninguém lhe humilhar por causa da sua condição de ex-presidiária.
Você errou e quem nesse mundo não erra? Que atire a primeira pedra quem nunca pecou.
Pequenos ou grandes erros não interessam.
Interessa é o arrependimento sincero e a vontade verdadeira de querer mudar.
Hoje você é mãe novamente e Deus lhe concedeu a oportunidade de poder criar a sua filhinha (o que não aconteceu com o seu primeiro filho) ao lado de seu marido.
Parabéns minha irmã!
Que esse dia como todos os dias sejam de muitas realizações junto a sua filhinha e seu marido.
Amo-te muito e sinto muitas saudades!
FELIZ ANIVERSÁRIO!!!