Carta para amiga
Amiga,
Após cinco anos de reflexão a respeito de tua pergunta: “É possível alguém sexualmente ativo se relacionar com uma pessoa virgem?”, eis que te respondo.
Sinceramente, para se entender a questão do sexo em nossas vidas, é necessário viver. É preciso saber quais as prioridades de cada um no relacionamento. E isso só se descobrirá a partir das experiências que construímos ao longo da vida amorosa. Vejamos. Caso te relaciones com um ator pornô, saberás de imediato que o sexo é a primeira coisa na vida do mesmo, já que é deste acto que ele tira o sustento dele. Mas e se te relacionares com um padre, tal qual na novela Mulheres Apaixonadas? Será que a prioridade seria o ato da cópula para ele? Não. Estaria pautado na “questão religiosa do relacionamento”. E o que seria isso?
A “questão religiosa do relacionamento” é a importância que se dá às pequenas coisas, mas que no final se tornam grandes. Como por exemplo: saber escutar, ter cumplicidade, união, afeto, amizade, tomar sorvete, ir ao cinema. Pequenas... Grandes coisas.
Amiga, já dizia Sócrates (o filósofo, não o jogador de futebol), como relata Platão: “O sexo (como forma de amor) nada mais é do que querer procriar o belo”. Amiga, não é o cantor de pagode. Sei que pensaste isso. O belo seria tudo o que há de bom naquela pessoa que escolhemos para ser a que caminha ao nosso lado de mãos dadas. Então, vejo que o ponto-chave é a admiração que temos por alguém. Um dos filósofos - que compunham a mesa na hora do banquete em que Sócrates e seus amigos discursavam sobre o deus Eros (Amor) - disse, também, que nós somos apenas uma parte de criaturas antigas que eram grudadas pela cabeça e que, por enfrentarem os deuses, foram cortadas ao meio como forma de penitência. Engraçado, éramos todos siameses (não que nem a Maldita, mas que nem os gêmeos que de vez enquando nascem na Ásia).
Amiga, o que acontece, então, é que sempre estamos procurando por esta outra metade. Sempre, amiga. É por isso que as pessoas se queixam tanto de se sentirem sozinhas, carentes, deprimentes, negligentes e/ou com dor de dente. Elas querem, na verdade, apenas resgatar esta outra parte delas de qualquer forma. Seja através do abraço, seja através do sexo. Logo, concluímos que os atores e atrizes pornôs procuram incansavelmente esta outra metade, já que toda hora estão copulando.
Amiga, sexo não sustenta relacionamento, segundo Fróidi (com as novas regras da Língua portuguesa, creio que é assim que se escreve). Brincadeira, amiga, até porque Fróidi explica tudo através do sexo. Sexo, por muitas vezes, até causa sofrimento. Se não há “a questão religiosa do relacionamento”, sexo por sexo é apenas sexo. Elementar. Mas é para gravar na memória. Sexo é vida, é importante, mas não é importante fazer da vida apenas sexo.
Sabe amiga, há relacionamentos baseados apenas em relações sexuais, com poucos momentos pequenos que são grandes. Mas quando vem à memória a pessoa com quem se teve o caso, o que vem de mais importante foram os sorvetes que tomaram, os presentes que trocaram no dia dos namorados e o sorriso daquela que amaste. Porque, amiga, ninguém é tão ninguém que não precisa de ninguém para se dividir afeto.
Então amiga, se tens receio de que o rapaz sexualmente ativo que estás ficando não te entendas e fique te cobrando quando estiverem namorando, é melhor vocês conversarem. És uma pessoa muito bonita por dentro amiga. Tens uma essência ímpar. Um dia ainda serás deputada federal e ajudarás os mendigos. E fico feliz que ainda conserves tua virgindade. Porque se tornou algo tão banal, que até leilão já se faz para se perder em filme pornô.
Amiga, deve de haver na vida alguém que se coloque em teu lugar. É o saber se reconhecer no outro. Este sim, que te compreenda, é que deve ser o rapaz que te ama e amarás. Encontrarás. Fé, amiga! Esperemos que seja o sexualmente ativo que meio que gostas.
Amiga, digo-te que a primeira vez talvez nem seja boa, mas só de se estar com alguém que se ama, respeita e se tem “a questão religiosa do relacionamento”, já é lucro.
Parabéns para ti, amiga. Cuide-se.
Obeso com felicitações e/ou cuidados
P.S. Amiga, não penses em futuro, vivas o presente. Porque o presente já se tornou passado e o futuro é o presente. Basta respirar para perceber...
Ass.
Amigo
-
Escrita em 9 de janeiro de 2009.