Sinal de fumaça

Nem quero e nem vou especular as razões do seu silêncio, que grita. Não me faço cúmplice de seu exílio mas se assim escolheu, respeito. Aprendi desde sempre que amizade não é só para a hora da alegria, da farra mas é principalmente na dificuldade, na dor, no afeto solidário a qualquer intempérie. Aos meus afetos, faço questão de partilhar, de ser presença em suas vidas na alegria e na tristeza que torço para ser nenhuma ou bem poucas.

Não sou do tipo que impõe presença. Se desconfio que não sou mais bem vinda em algum lugar certamente que lá não mais ponho os pés. Tenho consciência de que não sou nenhuma unanimidade, que tenho defeitos e qualidades e, humana, certamente que erro na medida das coisas. Penso se causei algum constrangimento, algum desconforto. Se assim procedi, desculpe. Foi involuntário certamente, mas me desculpar do que? Será que cometi mesmo algum pecado?

Gosto de pensar que sempre que possível construo afetos duradouros, mesmo entre os que estão fisicamente distantes, mesmo entre os que divergem de opinião, de credo político ou religioso, mas que sabem exatamente o que significam palavras como LIBERDADE, RESPEITO AO OUTRO, AMIZADE. Graças a Deus esses aprenderam a me amar como sou, não apesar do que sou.

Compreendo também que relações se esgarçam quando não alimentadas com o que há de melhor em cada um de nós. Infelizmente, constato que tudo passa, inclusive o momento de viver uma amizade, um amor, embora ache que ao invés de findar simplesmente, tudo deveria se transformar, como nos ensina a sábia natureza.

Também não sou de duas caras. Posso até me dar muito mal, mas cheguei até aqui dizendo o que sinto e o que penso, não apenas o que me convém. E sou, vez ou outra, acusada de centralizadora, de mandona, de narcisista mas nunca de omissa, de oportunista. Sou capaz de entender quem assim procede, porém, aceitar, ser conivente, isso é que não...

Penso também que talvez não estejas bem de saúde, sem condição de contato... Como saber se o que há é só silêncio? Como ajudar se nada sei?Aliás, nem sei se é de ajuda que precisas, porém, ratifico o velho ditado: muito ajuda quem não atrapalha. Se não quer nem me ouvir por carta, também respeito. Mas lamento, de verdade. Só peço que não esqueça: se precisar de ombro amigo, ouvido solidário, sabe onde estou.

No mais, é esperar que o tempo e/ou o vento traga todas as respostas ou novas perguntas... É isso ou esquecer o significa palavras como, sinceridade, afeto, carinho, amizade, amor...