“O BRILHO DO ANIVERSÁRIO COMO ATO DE AMOR”
“O BRILHO DO ANIVERSÁRIO COMO ATO DE AMOR”
Welinton dos Santos é psicopedagogo
Na bússola da vida muitos caminhos são trilhados, mas será que percebemos pequenos gestos como o aniversário das pessoas a nossa volta, de nossos entes queridos e colegas de trabalho, escola ou religião?
A pessoa lembrada sente-se feliz, mas como disse nas trilhas da vida percebi que muitos não são lembrados, nem mesmo na data mais sagrada de suas vivências, a comemoração da vida, de sua data de nascimento.
Foram muitas as experiências vividas em que estas pessoas vieram até mim e disseram que nunca haviam recebido um bolo de aniversário, como que dentro delas houvesse um vazio a ser preenchido.
Costumo ter o hábito de fazer ou comprar um bolo e presentear as pessoas em seu dia de aniversário. Nunca imaginei que isto pudesse fazer tanta diferença na vida das pessoas próximas e às vezes, nem tão próximas, porém a felicidade gerada valeu cada gesto, cada sentimento e alegria.
Nas empresas sempre estabeleci com colegas o dia dos aniversariantes do mês, tudo vira um evento de união e comunhão entre os envolvidos e todos aguardam aquele dia, como sendo que sagrado, como aquele feriado ou folga tão esperada.
Nas escolas em que coloquei em prática a mesma regra, em que eu levava bolo e cantávamos parabéns no intervalo e algumas vezes havia a oportunidade de união de duas salas e alguns professores, a alegria gerada era tão intensa, que as barreiras da desunião se disseminavam no ambiente e todos acolhiam aquele singelo momento numa sintonia de gratidão, admiração e respeito aos aniversariantes. O resultado disso não poderia ser outro, os alunos não faltavam as minhas aulas, nem mesmo as sextas-feiras à noite, em plena universidade ou curso técnico.
A partir desta vivência comecei a contemplar outras pessoas no ambiente profissional e o resultado foi muito interessante, porque a gratidão transformava em compromisso e afinidade, provocando vínculos duradouros entre as pessoas envolvidas, mesmo na condição de cliente interno ou externo. O que ficou claro era que não existe este relacionamento quando você pratica um ato de amor. Lembrar-se do aniversário de alguém sem esperar nada em troca, apenas com o sentimento de afeto e respeito provoca harmonia no ambiente de trabalho, faz com que pessoas se aproximem de você e principalmente a influência da força positiva do amor transborda em todos os cantos e realmente começa a sentir a felicidade rondar os seus dias, além do respeito.
Não existem palavras quanto ao sentimento de amor que as pessoas lhe devolvem, é muito gratificante e multiplicado.
Quando a pessoa adulta recebe pela primeira vez um bolo de aniversário e as pessoas cantam parabéns pela luz de seu dia, ela geralmente chora com muita emoção e fica eternamente agradecida a pessoa que proporcionou esta felicidade. A lacuna preenchida da falta de compreensão da vida transforma o futuro do aniversariante.
Experimente dar um bolo de aniversário e cantar parabéns a quem está a sua volta; em ambientes com muitas pessoas, faça os aniversariantes do mês, neste sentido é possível fazer uma vaquinha em que cada um colabora com muito pouco e proporcionam uma felicidade dezenas de vezes superior ao pouco que colaboraram.
Quando alguém dá um pouco de sua atenção, de seu tempo e de seu amor em prol do reconhecimento da vida do próximo, nasce às sementes da prosperidade e dos sentimentos da compaixão que contempla o brilho da alegria do AMOR em sua vida.