Sobre boiolas, sapatas, gays, lésbicas, bichas, caminhoneiras, efeminados, mulheres-macho e outras "incorreções políticas"
O texto a seguir faz parte de uma mensagem enviada a um grande amigo, a propósito de uma citação aos gays feita de passagem numa crônica.
* * *
É isso que acho bacana em você, que não gosta mesmo do negócio, diz na lata que não gosta, mas entende que eles têm lá os seus direitos e respeita isso.
Só que há gays e gays.
Tenho alguns amigos do ramo, vamos dizer. E todos são homens e mulheres comuns, normais (inclusive na aparência), que trabalham muito, produzem muito, têm família (pai, mãe, irmãos, sobrinhos, parceiro(a) e até filhos, em alguns casos), muitos amigos (homo e hetero), que, por sua vez, todos têm as suas respectivas famílias.
E o nosso veeeelho grupo de amigos (no qual predominam em quantidade, como no resto do mundo, os hetero) vem de longa data. Tanto que já é considerado por todos nós como uma continuação da nossa família biológica.
Filhos dos nossos amigos consideram todos os amigos de seus pais tão tios quanto os biológicos.
Os pais, irmãos, cônjuges e parentes e amigos dos amigos conhecem-se todos, respeitam e gostam de todos pelo que são como seres humanos e não por sua orientação sexual.
Claro, se eles soltassem plumas e paetês a cada espirro e elas coçassem o saco a cada cuspida pro lado, provavelmente a situação fosse outra...
Esse estereótipo do homossexual é que incomoda a maioria das pessoas. Porque subentende uma vida lasciva, em permanente esbórnia. E não é bem assim, em muitos casos. Há seres humanos de índole libidinosa diversa, desde o tanque murcho até o tanque lotado, em todas as categorias e orientações sexuais possíveis.
Mas a imagem que fica no inconsciente das pessoas de fora do meio, é essa. E isso causa repulsa e rejeição em muuuita gente, motivo é o que não falta, encontra-se dentro do próprio rejeitador. Só que isso aí é uma questão de foro íntimo. Que, como se faz com o fiofó, cada um cuida do seu, né? hehehe. :)
Então, disse tudo isso só pra enfatizar que:
Você não precisa gostar nem aceitar, mas tem que respeitar.
E é exatamente isso que você faz. Por isso eu gosto de você.
:)