" NÃO AGUENTO MAIS MATEMÁTICA "


     Aaaaa, professora, pára de escrever! Eu estou farta disso tudo!
     É soma, subtração, multiplicação, divisão... Já não aguento conjuntos, noves fora, Teorema de Pitágoras, sequência de Fibonacci. Desse jeito a minha cabeça vai fritar.
     Eu quero é que Pitágoras, Fibonacci, a senhora, e todo mundo que gosta de números se explodam.
     Não quero mais ouvir falar em equações de primeiro ou segundo grau, não quero nem pensar em raiz quadrada, elevado à potência. Eu odeio mínimo múltiplo comum.
     Não sei por que inventaram essa baboseira toda. Não seria mais fácil se vocês perguntassem aos alunos o que eles realmente querem aprender?      Pra quê que eu tenho que aprender isso tudo? Aonde eu vou usar isso na minha vida? Me fala, professora... Em nenhum lugar, é claro.
     Ou será que numa entrevista de emprego eles vão me perguntar se A está contido em B ou se B é que pertence a A? Eu acho que não, né?
     Ou será ainda que vão me perguntar quanto é sete vezes oito?      Porque se perguntarem, essa eu vou responder na ponta da língua que é cinquenta e seis. Se tem um negócio que eu aprendi em Matemática foi a tabuada. Obrigada, é claro. Eu tinha que fazer vinte vezes do um ao dez quando não entregava a lição pra professora. Acho que foi na terceira série. Mas eu não tinha escolha, os meus pais me obrigavam a cumprir o castigo.
     Mas hoje não! Hoje eu sei o que eu quero, sou dona das minhas próprias vontades e a senhora pode ter certeza de que nessas vontades, a Matemática está fora.
     Sempre odiei... Sempre odiei esse monte de cálculos, de fórmulas...
     Nunca gostei dos números primos, muito menos dos complexos. E as frações... Como eu odeio esse negócio de fração. Ninguém vai num açougue e pede um vinte avos de alguma coisa. Então me diga, pra quê essas benditas frações? Pra nada! É pra isso que elas servem, pra nada...
     É muita informação e cozimento de miolos para pouca utilidade. São muitas noites mal dormidas por causa da tal prova bimestral. Os alunos não merecem isso, professora. Não merecem mesmo.
     Vocês podiam ensinar algo mais prazeroso, mais instigante. Vocês podiam ensinar coisas que seriam melhores utilizadas na vida de cada um. Mas não. Vocês insistem em ensinar essa droga de Matemática.
     Um monte de regrinhas idiotas que não sabemos de onde vieram para nos mostrar como resolve tal exercício. Mas que no fundo, ninguém aprende nada.
     O zero à potência, por exemplo. Por que qualquer número elevado a zero é um? Eu nunca entendi isso. Como nunca entendi muita coisa desta droga de matéria.
     Quer saber... Eu vou lá pro pátio comer uma coxinha e tomar uma Fanta. Na segunda aula eu volto.
     Eu não aguento mais Matemática!

 
Elder Prates
Enviado por Elder Prates em 02/02/2010
Reeditado em 03/09/2016
Código do texto: T2065398
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.