CARTA A MEU AFILHADO DE “CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA”
CARTA A MEU AFILHADO DE "CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA"
Querido afilhado,
Deus te abençoe!
Nossa Senhora Aparecida te proteja!
Sabe, meu querido afilhado, há muitos anos atrás, você um bebezinho, entrou na Igreja nos braços de seus pais a fim de nós, sua família, juntos participarmos do seu batizado e da sua “Consagração a Nossa Senhora”. Eu e seu padrinho fomos escolhidos pelos seus pais para sermos seus padrinhos de “Consagração a Nossa Senhora”. De bom grado aceitamos o convite.
Sabe, meu querido, já não me lembro em qual Igreja aconteceu a cerimônia. Sei que a “Consagração a Nossa Senhora” acontece após o Batismo. Sei que nós, eu e seu padrinho, nos dirigimos frente a uma imagem de Nossa Senhora e ali, acompanhando uma oração rezada pelo padre, nós te consagramos a Ela.
No Novo Testamento, está escrito sobre o início da concretização da espera do povo de Deus pela vinda do Salvador - na Anunciação do nascimento de Jesus – em Lucas 1, 26-38, Editora Ave Maria.
Eis o diálogo entre o anjo Gabriel à uma virgem, “...e o nome da virgem era Maria: Entrando o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.”... O anjo disse-lhe “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberas e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo... e o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço homem?” Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.” ... Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.” ...
Assim, na escuta, na perturbação, na obediência, na curiosidade, na confiança, no consentimento, o “sim” de Maria ao anjo significou a concretização da vinda de Jesus, o “Filho do Altíssimo”. A saudação do anjo Gabriel, “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.” é também para nós uma palavra de conforto físico e espiritual e um pedido de proteção a Maria, mãe de Jesus, aquela que, antes de ser mãe, já tinha consigo a graça e a presença do Senhor. “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.”
Pede à mãe que o filho atende, querido afilhado.
Diante de uma imagem de Maria, a Mãe de Jesus, nós a reconhecemos como alguém de grande importância para todos nós católicos. Aquela imagem significa uma representação de Nossa Mãe Maria Santíssima.
A Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe é um desses caminhos na fé e eu e seu padrinho, por assim crermos, te recebemos como afilhado de consagração.
Beijos a você da sua madrinha