Carta baseada em Notícias de Bordo, de Linhares Filho.

Lavras da Mangabeira, 29 de abril de 2009.

Carta da mãe Lavras da Mangabeira ao seu ilustre filho Linhares Filho.

Querido Linhares Filho,

Honra-me muito te ter como filho. Mãe mais orgulhosa não pode existir. Lembro-me de ti pequeno no cavalo a bulinar. Filho que tanto me exalta e tanto me menciona, quero felicidade imensa para ti.

Ver-te assim a falar de mim, faz com que eu me regorzije de cada instante que estive preocupada com os mergulhos por ti dados no meu valoroso Rio Salgado.

Filho meu, quero ainda que entendas o quão é grande o meu amor por ti. Entendas, meu filho, que maior saudade sinto eu de ti quando, por ter ido embora para morar em outra terra - mãe adotiva -, ficas longo período sem me visitar. Parece que, ao visitar-me, ó filho, trazes contigo a força vital que me mantém viva e que me sustenta até a tua próxima visita.

Que não me escutem teus irmãos, outros lavrenses filhos meus, mas penso que existe sim, entre os outros, um filho dileto. E este és tu.

Minhas praças, ruas, escadas, fantasmas, meu Boqueirão, meu sino, minha igreja de São Vicente Férrer, todos reclamam ansiosos a tua presença, muito saudosos de ti. Já não mais consigo contê-los de tanta benquerença e inquietação por tua presença.

Alegro-me muito mais ao saber que um filho, mesmo tendo tornado-se um dos maiores escritores do Estado do Ceará e sendo notável e especial, não se esquece de sua terra natal, de sua "Pasárgada pura".

Portanto, sou tua mãe, companheira e amiga. E estou de braços abertos para, na hora que voccê quiser, receber-te maternalmente de volta, seja em visita, seja para morar.

Com carinho, Lavras da Mangabeira.