Amiga para sempre

Costumo dizer que algumas almas são perfumadas, porque acredito que os sentimentos também têm cheiro e tocam todas as coisas com os seus dedos de energia. Minha avó era alguém assim. Ela perfumou muitas vidas com sua luz e suas cores. A minha, foi uma delas. E o perfume era tão gostoso, tão branco, tão delicado, que ela mudou de frasco, mas ele continua vivo no coração de tudo o que ela amou. E tudo o que eu amar vai encontrar, de alguma forma, os vestígios desse perfume de Deus, que, numa temporada, se vestiu de Edith,

para me falar de amor .

[Almas perfumadas - Ana Jácomo]

Para minha amiga Edite, um anjo de ausência presente.

Amiga querida

Um elogio que sempre aquecerá minha alma é você me dizendo que “me receitou” para alguém...e falavas de otimismo, de paixão pela vida, de alegria, de disposição para aprender.

Ontem, minha amiga, “receitei” você quando falava de vontade de viver, de ocupar o tempo de sua aposentadoria com talento, com trabalho solidário. Lembrei das tardes em que ajudavas na confecção de enxoval de bebes para as mulheres carentes, outro dia a fazer sopa e, nos outros, sempre ocupada com os tapetes e as lindas almofadas de retalho colorido.

"Receitei" você porque, até os setenta e seis anos, jamais se imaginou sem ocupação, sem tarefas, reclamando das dores da idade, dos dissabores da aposentadoria irrisória, da vida alheia e é por isso que lhe “receito” sem medo de errar.

Saudades de você minha amiga, nesse novo espaço em que vivo... O seu talento iria se ocupar dos tapetes e almofadas e imagino o quanto irias gostar de me visitar, de sentar na varanda comigo, de ouvir música, de comer do meu feijão... Durante os dias em que vi Dalva e Herivelto não houve um só episódio em que não me lembrei do quanto gostavas dela e o quanto aprendi contigo a gostar mais ainda.

Nesses dois anos em que se foi, ainda penso que estás em Três Lagoas e que a qualquer momento vais entrar em nossa casa e tomar café conosco. Sempre penso que quem plantou tanta coisa boa, tanto carinho entre nós será sempre uma lembrança viva, um ser iluminado que abençoará nossas vidas, que habitará em nossos corações para sempre.

Deus lhe mantenha bem pertinho dele, para que sempre estejas pertinho de nós.

Saudades sempre.