* CARTA PARA PAPAI NOEL DE UMA CRIANÇA DE 50 ANOS.*

Olá Papai Noel, como vai você?

Sabe, quando eu era criancinha você era muito especial para mim, era mágico, era lúdico, era uma figura verdadeiramente encantadora para todas as crianças de minha época, naquele tempo você estava no seu devido lugar. Naquela época o Menino Jesus tinha todas as honras do homenageado, do aniversariante, você era apenas o animador da festa.

Hoje, você se tornou egoísta, narcisista, egocêntrico. De amimador da festa, tu és agora o dono da festa, que papelão Papai Noel, até as crianças já não estão lhe dando muita bola assim.

Sabe Papai Noel, ao tomar conta da festa com suas promessas de felicidades baseado no consumismo exacerbado, na comilança e bebedeira desenfreada você tirou a essência do Natal, tornando-o apenas mais uma festa mundana e profana, um verdadeiro “Baco”, um verdadeiro “Dionísio” e suas buscas desenfreadas por prazeres carnais, superficiais, materialistas e promíscuos, você está fazendo do Natal, um carnaval fora de época.

Sabe Papai Noel, você foi uma invenção, talvez com esta intenção mesmo, com esse intuito de fazer as pessoas acreditarem que uma caixa bonita, embrulhada com um papel bonito e um laço de fita, traria toda a alegria de pessoas que passaram o ano inteiro se degladiando por mais sucesso, mas dinheiro, mais status, mais riqueza, e se esquecerem das principais promessas do aniversariante, aquele que tu insiste em tomar o lugar – Menino Jesus, tu ainda lembra?

Não lembra? Vou te refrescar a memória. Esse menino, cujo Natal celebra seu nascimento em 25 de dezembro, foi a maior esperança que o mundo já conheceu. Esperança de paz, de respeito, de amor, de fé, de caridade, bondade, e concórdia entre os seres humanos, seu maior presente foi o perdão e o amor, e isso não precisa ser embrulhado, muito pelo contrário, quando mais exposto, mais visível, melhor.

Sabe Papai Noel, esses presentes nós temos que distribuí-lo dia-a-dia, semana a semana, mês a mês, em todos os momentos de nossa vida. É no dia do Natal, se nossa consciência estiver em paz com nossos semelhantes, não há presente que pague, por mais valor material que ele tenha. Porque o amor é algo gratuito e de livre e espontânea vontade de nossos corações e almas. Entende isso Papai Noel?

Sabe Papai Noel, não adianta suas promessas, elas são evasivas, as crianças estão vendo o bonachão e glutão que você é, e os adultos estão entrando em sua jogada justamente porque estão perdendo o que de mais sublime há no Natal, a reconciliação, o perdão, a amizade e o respeito, em primeiro lugar por nós mesmos, e depois pelos nossos semelhantes.

Eu não vou te pedir nenhum presente nesta carta, só peço que reflita em seu papel, pois sei que quando as luzes se apagarem e você estiver sozinho em seu quarto e seu coração sentir a solidão, o Menina Jesus vai ao seu encontro e te ouvirá, e te consolará, e te perdoará, porque esse aniversariante é tão incrível que perdoou até os que lhe crucificaram, porque não te perdoaria Papai Noel? Peço-te mais uma coisa: Com o passar dos meses, tu não volte a ser tão egoísta como está sendo e continue a fazer tudo errado de novo. Tenho minhas dúvidas, mas assim como Jesus acreditou em nós, eu vou acreditar em você e esperar que no próximo Natal, você tenha mudado.

Um abraço Papai Noel, um abraço do aniversariante pra você, o Menino Jesus.