Cartas de Paris VI
Amigo do Coração,
Bem sabes da minha louca paixão por Paris. Por isso, sem pensar em nada, resolvi voltar a esta encantadora cidade dos amantes. Não sei quantas vezes já atravessei o Atlântico, mas confesso, nunca irei me cansar. Aqui tudo para mim se renova, acho mesmo que caminhando sem destino pelas ruas e praças tão nossas conhecidas, eu esqueço o tempo que passa célere sobre mim e retorno à juventude. Ah! Como me sinto bem e leve, principalmente agora em plena primavera. As ruas floridas, o verde luxuriante das árvores, o brilho do sol, o azul anil do céu, tudo isso me embriaga, mesmo estando só. Em Paris, o mundo me basta.
Caminho à deriva pelas margens do Sena, pisando nas areias da falsa praia, visito com os olhos as belas e luxuosas vitrines dos grandes magazines, paro e me encanto com a imponência da Tour Eiffel. Passeio nos ônibus panorâmicos, enquanto descanso os meus fatigados pés. Ao longe, ouço o carrilhão da Notre Dame chamando os fiéis para a missa das onze horas. Ainda bem que estou perto, basta tão somente atravessar a ponte e logo chegarei para agradecer ao bom Deus as graças maravilhosas que tenho recebido na vida.
Hoje resolvi me oferecer um almoço de turista rico. Vou ao Pied de Cochon, para saborear uma excelente refeição regada por um delicioso “bordeaux”. Quando sair, para seguir o roteiro romântico de Paris, vou assistir o pôr do sol no alto da colina de Montmartre e me deliciar com crepes e cidra. Ah! querido amigo do coração, como sou feliz nesta cidade rica de arte e cultura. Abraços saudosos, da amiga irresponsavelmente apaixonada pela vida e por Paris.
Ina Melo
Paris 1992