'' VENEZA.....parlami d'amore ""

Napoles, setembro de 2009

Querida esposa

Muito obrigado por receber ENRICO, em nossa casa, foi por apenas quinze minutos, mas foi o tempo dele te conhecer, entregar o pacote de presente que lhe mandei, e levar com ele a boa impressao que voce causou. Serviu-lhe um cafezinho bem brasileiro?

Como voce mesmo notou e comentou comigo,por telefone, ENRICO 'e realmente um excelente rapaz, fino , educado, bem instruido, engenheiro/arquiteto, casou-se a tres meses, sua esposa CARLA, esta esperando o primeiro bebe. Ele tem 25 ela 23, sao jovens, com toda uma vida pela frente.

Nasceu na Italia, em Napoles, onde se criou e mora ate' hoje, 'e um napolitano legitimo, ate' arrisca alguns sons tirados do fundo do coracao...no casamento, apos alguns ''licores'', arriscou um "" O sole mio.."" e nao 'e que se saiu bem!!!, foi criado pelos avos maternos do qual tem o sobrenome "" Bonaventura"".

E por que tem o sobrenome dos avos?

E' uma longa estoria, na qual eu estou envolvido, e porisso esta carta que agora lhe envio. Nao sou covarde, sabes bem disso, gostaria de estar ai agora e poder dizer tudo isto que vou narrar aqui, olhando em seus olhos e vendo e sentindo sua reacao que sei qual sera'!!! espanto, admiracao, incredulidade e afinal choro e perdao....sera' que serei perdoado?

Recorda-se ? corria o ano de 1984 e nossa empresa de material para fabricacao de oculos estava indo quase a ''concordata'' e beirando a falencia? Nos unimos com aquele pessoal de Manaus, italianos ,que forneciam materia prima para nossa empresa, lembras?

Fui a Manaus varias vezes e decidimos que o melhor seria ir ate'a Italia, Milao, na sede da empresa para melhor entrosamento de negocios....e assim fiz...fui e fiquei por la dois meses.

A secretaria, Milena e o motorista Signore Luigi foram me esperar no aeroporto, me levaram ao hotel e no dia seguinte comecaram as reunioes e mais reunioes, durante semanas me entrosei tanto com as diretrizes da empresa e fechamos acordos excelentes, os quais passava os dados a voce que ficou cuidando dos negocios da empresa ai no Brasil, e muito bem, e gracas ao seu esforco e ao meu tambem, hoje nossa ''menina dos olhos'' esta faturando alto e bonito, e eu lhe agradeco, muito obrigado, de coracao.

Nos finais de semana nada para fazer, nos primeiros ainda fui algumas vezes a casa de alguns diretores, por algumas horas, e voltava ao hotel, lia, assistia TV tentanto aprender o italiano, piscina, algumas saidas por perto do hotel e ''solidao'', a minha amiga, bateu na porta.

Ao abrir era Milena me convidando se queria ir ate' Veneza, ia com alguns amigos e achou de me convidar....fui.

Eram jovens, idades entre 25/28 anos, eu 40, idade do lobo faminto, que solitario ataca presas indefesas sem do' e nem piedade...a viagem foi linda, alegre, me senti jovem de novo, tinha 25 e nao o peso dos 40.

Veneza, ahhh Veneza!!!!chovia quando chegamos, nos instalamos em um pequeno hotel, antigo, charmoso, pequeno, como uma pousada, flores, plantas, fonte de agua jorrando, podia-se beber, agua limpa e cristalina. Me perguntava de onde? se tudo ali e' no meio do mar? me encantei..comida, amigos, Praca de San Marco, ...Milena era um encanto, doce, suave...napolitana tanto quanto a pizza, nos seus 25 anos, esbanjava vitalidade, juventude e fogo, paixao.. que foi o que sentimos naquele quarto lindo do hotel antigo, charmoso, pequeno, ao contrario da paixao que era grande demais.

Gondolas, ahhh as gondolas!!gondoleiros cantores, Gran canale... roupas brancas e vermelhas, vinho, chuvisco leve e paixao fogosa, ardente...vamos brindar? com vinho? Milena vestia um vestido de alca, amarelo clarinho, fazendo contraste com sua pele morena, da cor do desejo, uma sandalia fina dourada, nao usava joia nehuma, um perfume de malva, delicioso, e para minha loucura nem sutian e nem calcinha...e o gondoleiro deu-nos um sombrinha branca,...delirio total. Eu vestia uma camisa branca, meia aberta no peito, um pouco de pelos a mostra, levando Milena a loucura, uma calca azul marinho, e sapatos combinando...era o clima, o extase..tinha que acontecer o que aconteceu....no auge do fogo, da paixao , ao brindar e ao me beijar com a boca cheia de vinho manchou minha camisa....tinha acabado de receber um """ beijo cor de vinho""!!

Porisso guardei aquela camisa, sem lavar, nunca lavarei, voce me perguntou por que? nao respondi naquela hora, hoje te respondi? espero que sim.

Voltei ao Brasil, nunca contei a ninguem esta ''aventura'', achava que era, e acabei esquecendo Milena, nunca mais voltei a Milao e quando fomos , eu e voce a Europa, anos depois apenas fomos a Roma, lembra-se? Para mim era capitulo encerrado, ledo engano!!!

1996 e recebo uma carta enviada de Napoles...era um dos diretores da empresa la' de Milao...Milena tinha falecido em um acidente de carro...tinha deixado uma carta para mim que so poderia ser entregue se um dia ela falecesse...o que aconteceu.

Ao ler fiquei pasmo, chocado e feliz....Milena tinha tido um filho nosso, nosso fruto da paixao, mas sendo solteira foi de Milao para Napoles e seus pais assumiram o menino como deles fossem.

Pedia na carta que se eu aceitasse e quisesse fosse conhecer o menino...fiquei louco, fui.

Se recorda? dei mil desculpas, disse que tinha ido a Espanha, Portugal, etc, menos a Italia...mas foi so' la que fui...menti de novo, que ruim, que pessimo me sinto, mas conheci, abracei, apertei no meu coracao aquele coracaozinho tao lindo, falava italiano e o dialeto napolitano, uma coisa, este meu filho!!!...e melhor, era lindo, tinha minha ''cara'', o nono e a nona quando me viram se entreolharam e me aceitaram na hora....cara de um focinho de outro!!!

E a partir dai tive vida ''dupla'' Brasil/Italia..quando o Brasil joga com a Italia meu coracao fica dividido...se estou ai torco pelos canarinhos....se estou aqui a ''azurra'' fica na frente...tudo isto por amor...amor?

Abri a filial aqui em Napoles, com seu consentimento, mas agora tens o direito que quiseres, continuamos ou fechamos? Se continuamos tudo bem, se fechamos, tudo bem tambem...mas vou continuar 6 meses Brasil, 6 meses Italia? Vamos ver e decidir quando eu chegar ai e falarmos as claras, agora que ja' abri meu coracao.

Tinha que enviar alguem ao Brasil para levar documentos importantes, desculpa que dei aqui aos diretores, e escolhi ENRICO, ele nem trabalha aqui na filial, ficaram meio desapontados, mas sabem da ''tramoia''toda, e como bons italianos que sao, tiraram de letra e concordaram e ''ele'' ficou feliz..ia conhecer o Brasil, dei-lhe $$$ para 15 dias e com o compromisso de ir ate' voce para conhece-la e levar seu pacote de presentes e assim ele fez.

Agora voce ja' conhece meu filho ENRICO BONAVENTURA, gostou do sotaque dele? ensinei bem o portugues?posso me sentir orgulhoso? Desde a 1a. vez que me viu me chamou de ''papa' "" e ontem me ligou, depois que te visitou, dizendo que conheceu uma nova '' mama' '', aceitas? olha la heim! que daqui a 6 meses ou menos, sei la', serei vovo de novo, e voce quer ser vovo' de novo? acho que sim...em um coracao de avo' sempre cabe mais um neto!!!!

Aprendi com meus avos, meus pais, que nao se precisa pedir ''perdao'' se nao se fizer nada para se perdoar...mas eu fiz e como voce sempre diz....""Quem perdoa e' Deus, eu nao""..

Fiz o que fiz, tinha que fazer, foi imperioso, foi mais forte que eu, que tudo...na hora nao pensei nas consequencia...achava que nao teria nenhuma, mas teve..ENRICO..

PERDAO....ou apenas DESCULPA?

Vou esperar ansioso sua carta resposta, vai enviar uma?, nao aceito conversar por telefone este assunto, na carta pode-se colocar o coracao....no telefone nao, fica uma coisa muito ''impessoal''.

Sempre te amei....nunca tive paixao por voce...amor e' eterno....paixao e' fogo, se consome, apaga rapido, vira brasa e depois cinza, que e' uma cor sem graca, e' apenas cinza....e nada mais resta da paixao...prefiro o amor, e voce?

Com amor Zezito......( para voce Zelao, o garanhao? ainda sou?).

ps: a musica que tocava no hotel, na gondola era "" Parlami d'amore"" agora sabe porque eu gosto tanto desta musica....sem dramas D.Maria I e unica....sem dramas!!!

esta e' uma obra de friccao, ops!!!desculpe....ficcao, qualquer semelhanca com a vida real, pessoas e lugares e' a pura verdade....

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 18/09/2009
Reeditado em 18/09/2009
Código do texto: T1816792