Carta de uma Filha ao seu Pai
Pai querido,
No próximo domingo estaremos comemorando o dia dos pais, uma data que serve aos propósitos comerciais, mas que para mim é mais um ensejo de manifestar o meu amor por você.
Em primeiro lugar agradeço a Deus e a você, a vida que me foi concedida. Esta foi a primeira doação e sem ela, outras eu não teria recebido. Eu sou feliz pela vida que recebi e devo isto a você e a minha mãe, os dois grandes doadores que viabilizaram a “minha vinda”.
Você educou, orientou, proveu os recursos materiais, deu segurança e base para que eu crescesse sem maiores dificuldades. Você expressou o seu amor, seu carinho e nutriu minha auto-estima e meu ego com os incontáveis elogios à minha inteligência, beleza e outros tantos atributos que você encontrava em mim. Isto me deu a sustentação necessária para enfrentar vários desafios.
Pai, você usou todos os recursos internos e externos que dispunha, todas as suas possibilidades no exercício de uma paternidade responsável, amorosa e consciente. Claro que se debateu com suas limitações e dificuldades humanas, cometeu equívocos, exagerou nos limites e manifestou idéias e atitudes com as quais não concordei naquele momento. No balanço geral, hoje nos meus 52 anos às vésperas dos 53, digo-lhe que o saldo foi muito positivo. Obtive um superávit da sua atuação paterna. Você é dez, com louvor.
Saiba que você cumpriu sua missão com dignidade, inteireza e honradez e pode constatar os frutos desta refletidos nas vidas de seus filhos e netos. Esta família unida, amorosa e íntegra que tem em você o exemplo, a inspiração e sempre contou com sua presença e apoio incondicionais.
Você é um pai vitorioso, bem sucedido e agora na velhice colhe os frutos do que plantou. Tem o amor, a admiração, o respeito e a amizade dos seus filhos e netos.
Pai, que no seu coração reine a paz e o conforto de quem tem a consciência do dever cumprido e o amor dos seus. Eu carrego você em mim e aqui você estará sempre presente.
Com amor de sua filha,
Norma Suely
Esta é uma homenagem ao meu pai Arthur Carvalho Braga Filho, um Grande Homem e um Grande Pai.