GRUPO DE TRABALHO "EDUCAÇÂO PARA O ENVELHECIMENTO"

Somos um grupo de amigos idosos, que faz um trabalho voluntário e este trabalho nos traz tanta alegria que a nossa vontade é que muitas e muitas pessoas se proponham a seguir-nos nesta caminhada. Não temos tempo para pensar em tempo. Nós somos e vivemos o hoje em toda plenitude do que Deus nos proporciona ser e ter.

Não nos preocupamos com as rugas ou as dores. As rugas, cada uma que vem surgindo, atestam que temos já uma longa história. As dores são contratempos que nos fazem lembrar que estamos vivos.

Vivemos uma amizade verdadeira onde temos a certeza do carinho e compreensão de cada um. Muitas vezes acho que podemos parecer exibidos ou convencidos tal o entusiasmo que demonstramos ao falar de nosso trabalho. Mas nos sentimos importantes e úteis. Estamos seguros que a sociedade há de colher os frutos de nosso trabalho. Quantas vezes ouvimos as crianças repetindo com seriedade nossas falas! Visitamos uma turma de pequenos da pré-escola no ano passado, pois este ano para nossa surpresa e alegria os meninos lembraram dos abraços, do poder de saber ouvir, do saber dizer não para as coisas que são contra a vida (cigarro, alcool, drogas, etc)

Com os adolescentes, é uma coisa esplêndida como a medida que o tempo vai passando e que nos apresentamos, demonstramos que estamos ali para ouvi-los e não para critica-los, eles vão se integrando. Naqueles momentos em que estamos juntos, nos sentimos amigos, avós amorosos, e os jovens são bastante sensíveis e correspondem. Quando voltamos à escola para visitar outras turmas, os que já nos conhecem nos cumprimentam alegremente, e muitos pedem a nossa volta em sua turma.

O segredo é que somos voluntários, fizemos este trabalho por amor e cientes de nossa responsabilidade para com a escola, para com o grupo e para nós mesmos.

Existe entre todos do grupo o milagre da harmonia, nossos encontros são sempre muito prazerosos. Crítica, só se for construtiva. Nos nossos encontros mensais falamos das coisas positivas e também dos possíveis erros cometidos, com isto aperfeiçoamos mais e mais nosso trabalho. Nos comunicamos sempre, e se alguém falta a algum encontro sem ter avisado, logo um do grupo procura saber se o(a) amigo(a) está bem. Isto nos mantém unidos e motivados para proseguir.

Esperamos que muito em breve outros idosos possam sentir a mesma alegria que sentimos. Somos todos pessoas que têm muitos afazeres, mas encontramos um tempinho para ajudar e ser mais feliz. Eu costumo sempre dizer que amar nossos filhos é fácil, precisamos amar e compreender também meninos e meninas que estão ao alcance de nossos braços, estaremos assim cumprindo nosso papel de pais, mães, avós, amigos amorosos para um futuro melhor para todos, pois cada um de nós carrega dentro de si múltiplas figuras que vão desde a mais tenra infância até a idade avançada que temos hoje. Portanto, vamos fazer a multiplicação de nossas ações construtivas, abrir nossos corações para um trabalho que ao invés de cansaço nos trará bem estar e alegria.

Gerci Oliveira Godoy, 70 anos, voluntária.