Para você Marlene de Letícia e seu artigo nota 1000.
"A reflexão é muito
boa , mas de nada
adianta se não for
acompanhada
de AÇÃO" (Kalena)
Desde que eu me conheço por gente e comecei a PENSAR , vi, claramente que uma reflexão sem ação , adianta muito pouco . Você está com muita fome, muita fome mesmo, você fica REFLETINDO se vai se alimentar ou não ? Fica 3 dias fazendo REFLEXÃO se vai comer ou se vai virar faquir ?
POis é , para TUDO na vida, a tal da Reflexão , sem ação, não vale nada . Imagine se um médico fica uma semana fazendo REFLEXÃO para decidir qual o tratamento a ser feito ao paciente que necessita de uma resposta profissional rápida ? !
Vejo reflexão por tudo quanto é lado... mas a ação ... fica ao DEUS dará . E o engraçado é que vivem cobrando dos governos, em qualquer esfera, aquilo que o governo não faz. Muito bem , aprovado, deve cobrar MESMO. Mas ... e a gente ? Será que faz alguma coisa por menor que seja ? Só CONTEMPLAÇÃO , REFLEXÃO E SONHOS , nada resolvem . Nosso país não é tão ZEN , assim.
Porisso , eu adorei o artigo da Marlene de Letícia . Deu um show , uma aula , uma chacoalhada , no povo . Drogas, alienação , caos , beligerância, povo agressivo, inquieto , negativista ... Marlene , é isso mesmo... estamos assim, como você falou.
Quero destacar a parte da ecologia , quando você chama a atenção para a falta de árvores , de vegetação. Vivemos com o sol , forte, efervescente , lambendo as nossas cabeças e nada de árvores para nos salvar , num momento de urgência . E só se ouve, falatórios, adiamento de projetos , governos preocupados com carnaval e futebol...mas não com a vida humana. Claro que futebol e carnaval são válidos e importantes. Mas não bastam.
Marlene , você fala da água . CONCORDO com tudo. É realmente isso o que acontece. E , mesmo assim não se toma providência . Precismos da água , da flora eda fauna . E ninguém cuida direto disso e ainda tem aqueles que estragam mais ainda .
A ONU , preconiza que são necessários 12 m2 de área verde para cada habitante . Qual a cidade que tem esse índice ? O que se vê é a cortação e o arrancamento de árvores , sadias . Cada pessoa respira por dia 550 litros de oxigênio. E cadê as árvores ? Cadê a umidade relativa do ar ? Não tem... e nem vai ter . Solos cada vz mais impermeáveis . A primeira coisa que fazem é cimentar tudo , para dar menos trabalho. Não se vê terra, nas grandes cidades e nas pequenas ,também... Mas se vê as enchentes, esgotos entupidos , inundações , casas alagadas e cheias de sujeiras urbanas , etc...
Cuidar do verde é algo que podemos fazer , ajudar . Veja alguns dos benefícios que ás áreas verdes podem nos oferecer em retribuição : * aumenta a drenagem urbana , mais espaços de solo permeável , menor impacto das chuvas torrenciais de verão . ** A sensível melhora na sensação de conforto . Quanto maior a arborização melhor fica a umidade relativa do ar . A paisagem fica menos árida , menos caótica , valoriza a paisagem urbanística. ***Melhora a gestão de uma cidade , criando alternativas para que haja mais esporte em ceu aberto , a criaçaõ de ciclovias , diminuindo o movimento de carros e ônibus e similares ,que tanto poluem . E muito mais coisas , que nem me lembro nesta hora da madrugada... rs.
Eu vi na Europa , uma coisa tão bacana e que não se usa aqui no Brasil . Existe na Europa , em termos de paisagismo , o que chamam de Paisagismo Produtivo . Sabe como ? Assim : a criação de espaços para a agricultura coletiva , pequena, dentro da cidade . E tudo é muito bem cuidado . E é viável . Falta é vontade política, aqui . Bom , faltam também plano diretor , planejamento de modo geral e a participação da sociedade . Aqui é um país que se fala muito e pouco se faz . Ou nada se faz. NADA .
Marlene de Letícia , parabénszaço pelo seu artigo . Drogas, agressividade, INCIVILIDADE , saúde pública e outras verdades que você citou , merecem estudos , rápidos , com menos REFLEXÃO . Ficam anos e anos refletindo e... NOTHING !!! Adorei , viu Marlene. Votarei em você nas próximas eleições ...
Minhas saudações e o meu apoio , porque eu não FEFLITO TANTO , eu FAÇO , mesmo que seja pouco . Talvez ...
Um beijo , cara colega
Kalena
E.T - Fiquei sabendo que a cidade de João Pessoa , é a que mais oferece área verde por habitante , das Américas : 54,7 árvores por pessoa . È a segunda maior reserva da Mata Atlântica do país . E de lambuja , sei que ela é a terceira cidade mais antiga do Brasil . PARABÉNA João Pessoa . Vou passar minhas férias aí... Um amigo me liga , agora às 05h23 , de Campinas, para me falar que a cidade oferece , 5,2m2 de área verde por habitante . Logo chegarão a 8m2. Ainda é pouco , segundo a ONU , mas ... está indo de vento em popa . Parabéns Campinas !!!