Cartões
Do dia 10 a 12 de abril, participei do 4º Curso Latino-americano de Budismo da SGI, em São Paulo, junto com companheiros de diversos países de língua espanhola. O explanador, Sr. Katsuji Saito, veio do Japão especialmente para transmitir o estudo da filosofia budista. A clareza das suas palavras, mesclada com a sua modéstia, tornou o estudo marcante e inovador.
Acho super interessante um evento como este, em que encontramos amigos de todos os recantos do Brasil e ainda dos países vizinhos!
Esta foi a segunda vez que participei do curso. A primeira foi em março de 2006, no Centro Cultural Campestre, em Itapevi.
Naquela ocasião, fiz amigos eternos também. A um deles, contei alguns episódios da minha vida, incluindo os encontros com o mestre em 2004. Na despedida daquele curso de 2006, ele me entregou um cartão com palavras muito significativas, que mantenho em minha mesa como um precioso incentivo.
“Caríssimo Hélio, a dignidade da sua postura e a sensibilidade de suas palavras mostram, no seu belíssimo sorriso, o seu grandioso coração. Obrigado pelo apoio! Vamos lutar ainda mais! Abraços.”
Sim, ele é um grande artista, muito poético mesmo. São palavras elogiosas que talvez eu não mereça, mas guardei com muito carinho.
De lá para cá, muita coisa mudou. O mundo continuou dando suas voltas e nós as nossas reviravoltas.
Nos encontramos algumas vezes nas reuniões, trocamos cumprimentos rápidos e abraços calorosos. E nos correspondemos por alguns e-mails também.
Fiquei muito feliz em reencontrá-lo neste curso de 2009. Exatamente como da outra vez, ele também me entregou de lembrança um lindo cartão escrito:
“A correnteza segue...
E o Sol que torna o Rio Claro
Nascerá novamente
No centro da Esperança.
Um novo campo,
Que se iluminará com o sorriso
Do Coração do Humanismo Soka.
Boa sorte na nova missão.”
Fiquei emocionado com tamanha consideração, um sentimento consistente desde que nos conhecemos. O mundo humanístico da Soka Gakkai é maravilhoso!
Ele é consistente até nas palavras, sabe que meu nome significa “Sol” e que eu estou me mudando para a região central do Brasil. Talvez tenha apenas confundido “São Carlos” com “Rio Claro”, mas isso não tira o brilho de mais esse lindo poema, que já está junto com o outro cartão, na minha mesa, para encorajar-me a cada dia.
(Sanca, 17/04/2009)