Carta aos meus tios

Queridos tios,

Com o intuito de "vencer" as questões familiares, em relação ao papel e significado da nossa afinidade, propondo uma maior aproximação, querendo assim, percurtar as sendas existentes, sem contudo, sermos arrastados por banalizações que tendem a nos distancias, ainda mais, da sutileza que envolve a genética.

Sem cair em banalizações vamos entender o que está relação nos propõe.

Consoante a tal perspectiva, articularemos um dialogo amigavel, buscando no parentesco, referências para as cordialidades familiar. Comecemos então, com uma citação circular, extraida da crônica " o fluxo infindavel dos parasitas", escrita pelo cronista Fernando Bonassi, ensinando a todos nós uma importante dimesão do fazer evolução: " Genética até que tem haver com isso, mas ainda é uma ciência muito jovem para entender a falta de moral e o excesso de malandragens de empresas como a sua. Seu negocio é o de um ser insignificante que vai se transformando num monstro escandaloso de especulação." Apartir desta citação, descobri um dos aspectos fundamentais e profundos que advem da evolução consiste na elevação interior, no refinamento da nossa humanidade.

Se prosseguirmos um pouco mais, tios, na companhia do cronista Bonassi, deparamos com outra lição genuína: " São reis com a majestade de traficantes; traficantes com a ginga de artilheiros; artilheiros..." Assim a atividade genetica, tem a rara caracteristica de nos guiar para as intimidades familiar.

O fato de sermos parentes não consiste em um saber pratico, no qual, quem o domina, aprende a realizar tarefas concretas e objetivas. Longe disso, familia é aquela que aprende a conviver.Assim, a convivencia, como auntentica postura a ser exercida, permitindo-nos alcancar aquilo que não se revela de maneira objetiva e direta, mediante as êfemeras aparências.

O olhar não etico vai pela aparência, algo, êfemero, que dissolve-se. A convivência vai além das aparências, é um passo a mais, um olhar estoico que vai alem da forma.

E significa que aquele que se aventura no laço familiar, adquire a capacidade de enxergar em uma perspectiva ampla, profunda e critica. Em definitivo, o caminho do parentesco passa por uma profunda amizade, por um amor verdadeiro e desinteressado pelos presentes. Eu amo vocês, não por ser ingenua, nem pelos presentes, mais porque vocês tem valor em si.

Atenciosamente sua sobrinha,

Gabrielle lombardi