Elogios artísticos

Oi, toque de brisa,

Só para inovar, fiz uma breve pesquisa e imaginei alguns nomes que poderia lhe dar. Selecionei quatro que se encaixariam perfeitamente em você, dado o significado dos mesmos.

Você poderia receber nomes indígenas, por exemplo, como ATIARA, que significa "um fio de luz" e seria um bom nome, pois realmente você ilumina as pessoas que estão próximas, fazendo com que se sintam bem. Você é atraente, assim como a luz atrai aos ávidos por brilho. Da mesma forma, não veria problema que se chamasse CENDI, que significa "luminosidade" e vem bem a calhar para aquela que se assemelha ao meu sol, que aquece e que ilumina meu caminho, dando fim às sombras de angústias.

Mas se não quisesse ter um nome indígena, poderia dar-lhe um nome muçulmano, como AAMINAH, que quer dizer "Dama da Paz e Harmonia". Afinal, sua presença transfere-me paz. E seu jeito de ser, então? Faz tão bem sertir-se perto de você!

Pois bem, faço então uma última tentativa, nomeando-a AANISAN, que é de origem muçulmana também e significa "coração piedoso". Agora é impossível negar: você realmente tem um coração deveras nobre. Seu sorriso já é uma contribuição para a humanidade, acredite.

Tudo bem, vou deixar este campo dos nomes e aventurar-me por uma outra área pouco conhecida minha: que tal artes? Pintura, por exemplo?

Já que sou "café com leite" em artes plásticas, que tal pensarmos na Mona Lisa como um quadro que lhe represente?

Primeiro, pelo sorriso sedutor e até mesmo conservador (sei que seu riso não é assim, mas você toda é para mim este misto de sedução e pureza). E enquanto tantos estudam o sorriso dela (até mesmo Freud interpretou-o como atração erótica subjacente de Leonardo para com a sua mãe), eu prefiro apenas observá-lo, pela importância e pelo valor. Assim também, não quero conceber pensamentos sobre o porquê de seu sorriso, quero apenas admirá-lo pela beleza e valiosidade.

Ou então eu citaria "Gala Contemplando o Mar", obra de Salvador Dali. Mas não ouso comentar a obra, mas a musa inspiradora do artista, sua amada Gala, que inspirou Dali a fazer diversas pinturas. E você é minha inspiração também, como a Gala de Dali. Mesmo que pareça "surreal"...

Ok, não me saio bem fora das linhas e das artes poéticas, pois então vamos cantar poesias para você, meu feixe de luz.

E eu conclamo a Tomás Antonio Gonzaga para que me explique por que escreveu sobre o amor de Dirceu por Marília, copiando-me a vida sem me conhecer (sem ao menos eu ter nascido). Será que o fato de estar atrás das grades o permitiu ver-me no futuro?

"Pega na lira sonora,

Pega, meu caro Glauceste;

E ferindo as cordas de ouro,

Mostra aos rústicos Pastores

A formosura celeste

De Marília, meus amores."

E se você não for a bela Marília e não me quiser como o pastor Dirceu, permita-me ser o autor de "Amor e Medo" e assim, como Casimiro de Abreu, contemplar minha amiga querida assim como este o fez com Madalena:

"Ai! se eu te visse em languidez sublime,

Na face as rosas virginais do pejo,

Trêmula a fala, a protestar baixinho...

Vermelha a boca, soluçando um beijo!..."

Por fim, pois acho que já me estendi demais, tomo a referência que José de Alencar faz a Iracema para que você seja descrita:

"...tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.

O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado".

Ufa, deve estar enfadada com essa minha iniciativa de elogiá-la artisticamente.

Pois então vou ser eu mesmo:

Queria dizer que não há som mais interessante para mim do que sua voz, que anseio ouvir todo o dia para acalmar-me. Assim como estar com você dá-me força para enfrentar meus probleminhas diários e erguer a cabeça quando penso em desanimar.

Saber que pensa em mim é motivo de alegria, pois sinto-me querido e esta sensação não se compra, não se obriga, mas se ganha.

A espera por conversar com você é ansiosa, regressiva nos segundos, e parece demorar tanto, apesar de estarmos quase lá...

Queria saber retribuir o bem que me faz, a alegria que me dá, o prazer que me desperta. Mas não sei fazer isso direito... só sei escrever (e mal ainda por cima...).

O que posso fazer é desejar: desejar que tudo de mais puro e bom lhe aconteça em todos os momentos da vida e que tudo dê certo nos momentos que mais precisar.

Agora eu preciso encerrar esta mensagem "pequenininha" porque você também não tem todo o tempo do mundo para ficar lendo.

E sobre habitar e conhecer meu universo, acredite, você já ultrapassou a fase de meus poemas e está anos-luz à frente: eu agora produzo por você e ouso dizer, com meu característico tom exagerado, que não vai mais conhecer meu universo, mas sim fazer parte dele!

Até mais!