Nem brega, nem chique. Deselegante.
Foi-se o tempo em que as carroças e cavalaria eram coisas importantes. Hoje, o que importa é pagar em dia o IPVA, seguro do carro e boa. Eu também pensava assim.
Dias desses, eu estava passando por uma travessa da Nogueira Padilha, e o que vejo? Sim, um cavalo lindo, daqueles brancos, em que as garotas sonhavam que um dia o príncipe encantado viria buscá-las para serem felizes para sempre. Mentira profunda. Estava parado, amarrado por uma corda à porta de uma das casas mais antigas (eu diria casebre), sozinho, cheio de selas e outras coisas que não entendo. Na hora, quase pedi pra minha mãe parar o carro, pra tirar satisfações com o dono do cavalo.
Até agora, você não entendeu onde eu quero chegar, ou está em dúvida, certo?! Ok.
Não é birra minha por no século 21 ainda existir zonas rurais e charretes, muito pelo o contrário. Mas, imagine-se no lugar do cavalo: vive no campo, come capim e mato e rações e outras coisas o dia inteiro; vive num lugar aconchegante, acostumado com carrapatos e silêncio... Aí, chega um dia em que seu dono arruma a sela e as outras coisas para montaria; você pensa que é mais um passeio e... Vai parar num centro de cidade, cheio de motoqueiros loucos, motoristas estressados buzinando feito dementes, e ainda por cima o seu dono te amarra do lado de fora da casa (onde ele foi fazer sei-lá-o-que).
Não, ele não ficou na rua. Ficou na calçada. Mas não deixa de ser injusto com o pobre do bicho. Ter que agüentar a maior barulheira, ficar estressado, não poder deitar senão aperta o pescoço, não poder se espreguiçar, não ter água, nem um tiquinho de terra para poder fazer suas necessidades. Sente o que senti?
Muitas pessoas possuem a profunda ignorância de que os animais não possuem sentimentos. Não é tontice, nem estou louca. É necessário que as pessoas entendam isso; muitas também têm animais de estimação, sabem o quão carente eles são de atenção. Viu só? A carência pode sim ser considerada como sentimento. E quando o bichinho se machuca, ele não chora? Simples: chora de dor, e a dor é um sentimento.
É mentira dizer que não devemos comparar os animais com pessoas; os animais são muito mais humildes, sinceros e inteligentes do que muitas pessoas que se fazem de uma personalidade e são duplamente falsas. E os animais não. Eles são puros.
O que vi naquele dia me deixa irritada porque simplesmente é ridículo.
Um exemplo são os rodeios. Tudo bem, há veterinários, os bichos valem ouro, são bem tratados e etc, mas apertem o saco de um homem pra ver se ele não pula. (desculpe a expressão, mas não encontrei palavras melhores). E essa idéias vem ganhando cada vez mais adeptos.
É impossível o governo federal, estadual e municipal darem prioridades à um bando de assassinos e corruptos enfornados numa cela de cadeia, “porque há necessidade de erguer mais uma penitenciaria, importante para o bem-estar”; é injusto não noticiarem os direitos dos animais. Sim, eles são tão dignos de direitos quanto nós.
Os ataques periódicos de animais selvagens é um exemplo. Onças e jacarés invadem a cidade. Por quê? Ora, porque invadimos o território deles.
Sim, há necessidade de se construir. Mas também há a necessidade de se preservar nossas raízes; assim como as raízes culturais.
Acredito sim que os animais deveriam receber um tratamento mais animal. Porque quando se recebe tratamento humano, é capaz de sair dando tiros. Acredito, pois todos são considerados milagrosos; centros de terapia ocupacional, lar de idosos, abrigos para pessoas portadoras de alguma patologia, e outras instituições sempre acreditam na energia vibrante e positiva que eles trazem para quem precisa. Crianças com paralisia cerebral, ou outros tipos, se recuperam muitas vezes graças às rezas e medicamentos, mas também aos cães, que são pacientemente treinados para receber muitas escovadas em sua pelagem.
E por que com todos os cavalos não poderia ser assim também?!
O bicho pode ser muito bem tratado, mas ele não está preparado para ficar no meio de algazarras como, num dia de semana e numa rua extremamente movimentada e barulhenta.
Só espero que, se houver outras pessoas que fazem isso, pensem bem, se coloquem no lugar do bicho. Seja bicho. Seja do bem. Não espero que todos sigam, mas pensem um pouco. Raciocinem. E depois, peguem a bicicleta e passeiem pelas “cobrinhas vermelhas” da cidade.