Conversa sobre Harold Bloom- Para Maria Olímpia .

"Dos críticos , não

nos safamos ...

e como os críticos

se safam, ou só

são safados "? rs (Kalena)

Querida Maria Olímpia , perdoe a demora , mas viajei e ,também fui vítima da tal instabilidade da net e não conseguia conexão . Só bem tarde da noite de ontem, eu pude usar o pc.

Bem , estou usando a sua sugestão de há tempos . Lembra-se ? Não conheço e nem tenho esse livro . Mas vou atrás dele . Sua sugestão me parece , ótima. Conheço Harold Bloom , quando li o "Angústia da Influência " , que ele escreveu , na década de 70 , mais ou menos . Sei também que ele é um crítico contundente. Comprovei isso , quando ele vociferou sobre o livro da J. R. Rowling.

Disse ele que , nada viu de pior do que o Harry Potter . Eu até que concordo um pouco com ele . Nada sei ou vi de Harry Potter . Não me faz a cabeça . O personagem , pra mim ,é um bruxo barato e a trama do livro o transforma em um bom aventureiro , somente .

Mas , voltando ao Bloom. Li. Mas tudo meio fragmentado. Não fiz , assim, uma leitura fluente , sabe ? Esse livro que vc me falou , já encomendei na livraria . Aguardo a entrega .

Bem , querida amiga , sei também que ele tem paixão pelo Shakespeare. Este consta do Cãnone , dele , há tempos ... Também Machado de Assis que ele não tinha inserido no cânone, agora ele inseriu . Assim como Eça de Queiroz. Harold é um crítico bem popular e muito conhecido . Ligado ao creticismo. Daí a birra dele com o Potter. E consequentemente com Rowling que já ganhou N milhões de euros e nem está aí, com ele. Rsrs .

Quando eu estava em férias , eu vi numa livraria , uma outra autora , que não me lembro, agora, do nome Lembro-me que é oriental , já morta , mas que Bloom a colocou também no cânone , dele . Dizia que esta oriental , tinha um ar de família , tal qual a Jane Austen de Orgulho e Preconceito , sabe , né ??? . Vou ler esse livro que me indicou e prestar mais atenção no trabalho de Bloom.

Muito grata , por ter me prporcionado essa conversa tão boa , tão saudável , tão nutritiva. Gosto muito de um papo , assim agradável. Estou atrás da biografia de Mark Strand , que confessou ter tido muita influência de Drummond. Tudo que encontrei está em inglês . Ele é também estadunidense e como Bloom, estudou em Cornell. ITHACA ´USA. Beijos pra vc e mais uma vez , obrigada. Até ....

(postedby Kalena , feb. 2009) ***

kalena
Enviado por kalena em 26/02/2009
Reeditado em 26/02/2009
Código do texto: T1458373
Classificação de conteúdo: seguro