O que é um bom ou mau poeta?

Tanto se fala sobre o ser ou não bom poeta, e eu fico a pensar, o que é que querem dizer com o ‘ser bom poeta ‘?

Pois o que para uns o é, para outros não!

Que seria, por exemplo, das prosas poéticas e restantes formas de versejar , se apenas gostássemos de sonetos?

Para mim todo poeta é sonhador, e ao sonhar projecta o que sente, vive ou idealiza para o papel, partilhando sua forma de ‘ver o mundo’ com os outros, não é isto tão bonito?

Então, porque nos preocuparmos com o que é ser ou não ‘bom poeta’? Deixemos isso aos críticos literários, preocupados, esses sim, com o sucesso das obras literárias que irão lançar (e olhem que até eles erram)!

Quanto á poesia ‘lamechas’, como já vi por aí falarem, não passa de desabafos sim, de almas tristes, carentes, ou apenas temporariamente desgostosas, por algo que em algum momento da vida as atormenta ou atormentou! E isso não pode ser também poesia? Quem era mais ‘tristemente lamechas e dramática’ que Florbela Espanca? E não é uma de nossas mais afamadas poetizas?

Existem gostos para tudo, por isso ninguém se julgue aqui melhor ou pior poeta que ninguém.

Se me disserem que uns, devido á sua formação académica ,escrevem de uma forma mais correcta, segundo as regras, concordo, mas será apenas isso que faz dele um bom poeta?

Mas também não me perguntem o que faz de alguém um ‘bom poeta ‘! O sucesso que tem entre quem o lê? Tem muitas leituras, é ‘bom poeta’? Tem poucas é ‘mau poeta’? Será? Talvez sim, talvez não!

Não entendo porque em certos ‘sites ou grupos da Internet’ tanto se criticam uns aos outros sobre o ‘bem ou mal poetizar’ e não se preocupam apenas em partilhar ideias ou a forma de as partilhar, deixando cada um escrever como quer , gosta ou sabe!

Nestes sites apenas uma coisa deveria ser realmente importante, que cada pessoa que escreve algo e coloca para terceiros lerem, partilhando suas ideias, sentimentos e pensamentos, seja respeitada por isso mesmo, independentemente da qualidade dos seus artigos.

Entendam isto apenas como a minha visão sobre o assunto e não como uma critica a quem quer que seja.

Fátima Rodrigues

22 Fevereiro de 2009

Fatima Rodrigues
Enviado por Fatima Rodrigues em 22/02/2009
Reeditado em 22/02/2009
Código do texto: T1452250
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.