EU ACUSO! Carta Aberta.

Eu acuso, na verdade, não é bem apropriado para dar título a essa carta aberta. Primeiro porque Émile Zola usou esse título com bem mais propriedade do que eu, convenhamos, e em segundo lugar porque essa minha carta mais lamenta e homenageia do que mesmo outra coisa. A intenção é falar com um hacker, sabendo que ele jamais lerá essa carta. Mais ou menos como procurar uma agulha no palheiro sabendo que ela não está lá.

Sem dramas e tragédias, sem surto de coitadice, lúcido e impávido como um colosso, saio de um ano para entrar em mais outro com o olhar esverdeado de sempre. Mãs - que é assim que se pronuncia essa terrível conjunção a indicar estorvo e restrição nos falares do Rio Grande do Sul - houveram pedras no caminho; de todos os tamanhos e formatos. E uma delas desencadeou várias outras. Essa pedra chama-se “vírus”, que um hacker atirou e acertou em cheio. Apesar de tudo e de todos os cuidados disponíveis o vírus instalou-se no meu PC e lá ficou corrompendo 28 arquivos do HD e que, depois de 3 meses de tecnológicas tentativas, não puderam ser recuperados. Lá se foram actinelídeo – appmig.dll -comsetup.dll – appwiz.cpl – app850.fon … como disse, 28 no total. Sem Sistema Operacional não há PC que funcione. Então reinstalei um Windows pirata da cara de pau que me custou 20,oo reais, um troquinho de nada comparado aos novecentos e tantos reais da tabela de preço do Bill Gates, “o criador da pirataria” - como dizia Arquibaldo, o breve. E isso só o Windows, sem o Office. Sou contra hackers e piratas, embora não haja semelhança nem correlação entre eles. Todavia a pirataria existe porque é possível fazer igual ou tão bom quanto o original por um preço justo. Não me refiro a música, por exemplo, que o pirata simplesmente copia e vende muitíssimo mais barato. Isso é crime. Mas também sou contra monopólios internacionais. No caso de Sistemas Operacionais para computadores, um Linux, por exemplo, barateia em mais de mil reais o preço final de um PC.

Bueno, agora estou escrevendo no writer do BrOffice, um freewere tão bom, se não até melhor do que o da Microsoft. E esse, seu hacker de uma figa, tu não atacas, eu sei, porque é código aberto, como o Linux, não é mesmo? Mãs – aí vem o estorvo – com a nova instalação perdi tudo o que tinha antes; músicas, vídeos, fotos, artigos,crônicas,os 10 capítulos do livro “ Quase Todas as Mulheres de Atenas”, incompleto e ainda para ser revisado, e muito mais; outros guardados eram únicos; arquivos confidenciais, arquivos históricos, bibliográficos, de pesquisas, de buscas e de achados,verdadeiros tesouros. Todos os meus guardados num só lugar; que imprudência! Deveria ter seguido o conselho de Dom Irineu Krauze Cabral, meu avô, que dizia: “ não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”.

Perder o que se pode reaver, dure o tempo que durar, ainda é um consolo pra quem sofre. Mãs – olha aí a conjunção de novo – perder para sempre é uma brutalidade sem comparação, estarrecedora; e a perda ainda vem acompanhada da saudade e das recordações. Essa dor da perda do que era virtual é uma dor metafísica no puro sentido grego da palavra; é transcendente, difícil de se entender. Uma dor que tu não sentes, afinal tu és apenas um hacker. Já perdi muitas coisas antes, ladrão dos meus guardados! Algumas recuperei outras jamais reaverei, eu sei, porém dessa vez essa dor metafísica me pegou de jeito. Isso porque as perdas passadas foram acontecendo aos poucos, em capítulos,quase todas por conta e risco disso e daquilo. Também perdi pessoas para sempre, umas mais queridas do que outras, pelos mais variados motivos, porém sentindo dores insuportáveis; outras estão perdidas temporariamente pois sei que vou recuperá-las. Ou, melhor, nos recuperaremos. Dessa vez, porém, foi de supetão; de uma vez só tudo tiro e queda. Mãs – dessa vez ela vai restringir – de que adianta chorar sobre o vinho derramado? O que se foi, foi-se a la cria e devo me acostumar - ou pelo menos admitir e aceitar – que nesse mundo virtual, onde o que existe é só potencia e faculdade, por tanto irreal, os ganhos são proporcionais as perdas, bem ao contrario do mundo real,esse nosso, em que vivemos perdendo e ganhando em quantidades independentes. Sinto falta de Vulpino Argento o demente, e recentemente também paranóico, sempre junto a mim criticando meus textos e dando palpite; de Arquibaldo o breve, com sua inocência pura,autentica,sempre tomado de esperanças e de crenças; das irmãs Hosta e Herda, ex sensoras,orgulhosas de terem participado da Marcha da Família com Deus pela Liberdade,de braços dados com o padre Peyton, uma de cada lado, na primeira fila; de Zeno, danado de-mais-da-conta,com sua arrogância provinciana e sua mulher enorme e feia e riquíssima;de Poliandra com seus 2 celulares postos um em cada orelha,de seus movimentos bruscos como um The Flash; de Adônis com seu pescoço encoberto por um colarinho de 10 cm de altura,branco e de pontas arredondadas, de onde pendia uma gravata vermelha com Nó de Windsor a se destacar; de Olivares nem sempre presente em nossas reuniões, onde bebíamos muitas garrafas de vodca,pois andava permanentemente envolvido com a Dimensão Perpetua. Amigos que se foram todos,juntos,incluídos e de uma vez só, eliminados por um assassino virtual, agora estão sepultados num HD corrompido.

Depois de todas essas agruras e quase recuperado da dor metafísica que senti, vou juntado novos bites,um a um, e refazendo o que for possível. “Não podemo sintregá pros raquer”! Diria Vúlpi, que é como eu tratava Vulpino Argento, o demente e atualmente paranóico. Capaz! Vúlpi. Capaz! Salve 2009 que acaba de chegar e que me parecia tão distante quando pensava nele a algumas décadas. Como meus arquivos e as pastas deles estão vazias,raquer malvado, fui reler a cronica que escrevi no início do ano passado e publicada no Recanto das Letras sobre as previsões para 2008 que a minha turma de amigos, que tu destruístes, fez numa alegre reunião. Aqui vou publicar apenas o que meus amigos arriscaram a prever, e note que de fato tudo aconteceu exatamente como foi proclamado.

Sem bola de cristal,búzios,tarôs e outros instrumentos auxiliares para levantar a tampa da caixa de Pandora, meus amigos agarraram-se ferozmente a habilidades para-normais. E com base em cálculos secretos, e o uso de formulas apenas conhecidas por eles e jamais reveladas a nenhum ser humano desde os tempos da pré-história - ou seja: antes da história,antes de qualquer coisa possível porém provável - começaram a fazer previsões para o ano. Simples assim. E foram 20 as previsões para 2008.

1ª - Esse ano não será igual a 2007, anuncia Zeno sob nossos olhares incrédulos, porém de admiração.

2ª - Continuaremos, por todo o ano, tendo que suportar ler e ouvir, palavrões tais como: preocupante, disponibilizar e cadeirante, adverte Olivares.

3ª – As favelas de todo o Brasil continuarão a ser chamadas de “comunidade”, confirma Vulpino Argento.

4ª - Uma pessoa famosa - ou mais, é impossível precisar com exatidão-ressalva Zeno - morrerá em 2008.

5ª - Haverá enormes queimadas em Goiás, Mato Grosso e Pará na época das queimadas em Goiás, Mato Grosso e Pará, garante Arquibaldo.

6ª - Outro Big-Brother irá hipnotizar milhões de brasileiros. Voyeurismo caboclo-tupiniquim-televisivo-coletivo não é doença psicológica – diagnostica, para surpresa geral, Dona Hosta.

 7ª - Devido às Eleições 2008 para eleger prefeitos em 5.562 municípios do Brasil, não será instalada nenhuma Comissão Parlamentar de Inquérito-CPI no Congresso Nacional, nas Assembléias Legislativa e, principalmente, nas Câmaras Municipais. Porém,o tema da grande discussão política será: reeleição – observa Olivares.

8ª – O ano oficial começou dia 1º de janeiro. Porém, o ano real só terá início depois do carnaval, dia 5 de fevereiro, diz Adônis admirando-se ao espelho.

9ª – O estouro econômico-financeiro no “bolso” da classe média será no mês de Março, adverte Poliandra.

10ª – Os Camargos continuarão aos berros, gritam todos.

11ª – Uma tragédia, a maior dos últimos anos, abalará o Brasil,confirma Zeno.

12ª – Faltarão carros-pipa para abastecer de água a população do sertão cearense, ameaça Dona Herda.

13ª – Uma conhecida pessoa será seqüestrada em algum lugar do Brasil, ameaça agora Dona Hosta.

14ª – Uma bala-perdida achará alguém para atingir, recuperando assim sua função, diz,categórico, Vulpino Argento.

15ª – Chuvas alagarão São Paulo em diversos pontos; os chamados pontos-de-alagamento, avisa Zeno com voz de locutor.

16ª – Um filme brasileiro será indicado para concorrer ao Oscar 2008. Porém, só será indicado, diz Poliandra e Adônis cantarolando “as time goes by”.

17ª – Todos os jornalões darão as mesmas 10 notícias do dia, diariamente, anunciam todos, confirmando com acenos nervosos de cabeças.

18ª – Este ano não surgirá nenhum compositor de música popular brasileira. Este será o 40º ano de mediocridades, azara Arquibaldo.

19ª – Um quilo de alimentos não perecíveis continuará valendo como ingresso para entrar em muitos lugares e participar de várias coisas, festejam todos.

20ª – O Grande Mentecapto vem aí, anuncia Olivares enigmático.

Como se vê, são previsões inéditas,originais,precisas e com reduzidíssima margem de erro; pouco menos de 0,0001%.Essas 20 previsões, como também se pode notar, estão restritas a “esçe paíhz”. Meus amigos queriam fazer mais 20 previsões para as Américas, 20 para a África,20 para a Europa e depois sintetizar tudo em 10 previsões mundiais. Porém como já passávamos das 20 garrafas de vodka e das dez e meia da manhã, pedi, gentilmente, que se retirassem e me deixassem em paz. Só que fiz isso aos gritos e em russo.

Com as devidas correções de datas e um ou outro evento, essas previsões estão valendo também para 2009. Digo isso porque acredito ser uma justa homenagem a tão sábias e originais criaturas esperando que voltem ao meu convívio pelo milagre da ressurreição e para nossa felicidade. De todos nós inclusive da tua, seu mal intencionado! E falando em felicidade, vou repetir as palavra de Carlos Drummond de Andrade que já escreveu do jeito definitivo.

“Para você desejo o sonho realizado, o amor esperado, a esperança renovada. Para você desejo todas as cores dessa vida. Todas as alegrias que puder sorrir, todas as músicas que puder emocionar. Para você desejo que os amigos sejam mais cúmplices. Que sua família esteja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida. Gostaria de lhe desejar tantas coisas,mas nada seria suficiente. Então desejo apenas que você tenha muitos desejos. Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto, ao rumo da sua felicidade.”

Aproveitando a ocasião, é isso que eu também desejo a todos os meus leitores e a todos os meus amigos em 2009 e para sempre. Sinceramente. Sem a ironia dos desejos que desejo a ti.

Em 7 de janeiro de 2009.

CESAR CABRAL
Enviado por CESAR CABRAL em 07/01/2009
Reeditado em 08/01/2009
Código do texto: T1372980
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.