...sou livre sim!

Gen 3:6 – “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”.

Esteja a paz na sua casa, no seu trabalho, na sua vida, meu irmão

Estava pensando num e-mail que recebi, que questionava o livre arbítrio como sendo uma falácia e não uma verdade. Em seus argumentos, o remetente dizia que Deus não nos deixa opção para decidirmos, pois, segundo suas convicções, Ele decide nossos destinos. Desta forma, qualquer coisa que fizermos não será fruto desse livre arbítrio, de nossas escolhas.

Fiquei a raciocinar no que levou essa pessoa a ter essas conclusões. Conclui que muitas mensagens que ouvimos ou lemos, procuram dar essa ênfase, de que Deus decide tudo por nós. Sendo assim, tenho que dar razão ao argumento que citei.

Na verdade, ao examinarmos as Escrituras, Deus nos criou para sermos sua família. Mas, da mesma forma que temos nossos filhos e os criamos até que se tornem senhores de si e consigam tocar sua própria vida, Deus também fez assim conosco. Colocou o ser humano na Terra para ser livre e decidir sobre seus passos. Teria filhos, cuidaria de seu habitat e teria a benção de Deus em suas decisões, pelo cumprimento da premissa básica de amar seus semelhantes, como obediência aos ensinos do Criador. Só desta forma ele teria uma vida de paz na Terra, pois sem justiça e amor, como viver em comunidade?

Parece que o ser humano quer ter poder de decisão, mas depois fica esperando que Deus resolva os problemas gerados por suas decisões erradas. Podemos citar inúmeras situações onde o homem quer que Deus interfira para corrigir seus erros. Deus nunca fez guerra, Deus é de paz!

Temos sim o livre arbítrio, mas temos que ter consciência de que arcaremos com as conseqüências de nossas decisões, se certas ou erradas. Essa é a maneira de praticarmos esse livre arbítrio.

A vida aqui na Terra é nossa. Está em nossas mãos e não adianta ficar esperando que Deus venha corrigir nossos erros. Isso Ele fez através de Sua Palavra, quando orientou que a melhor maneira de vivermos bem e felizes aqui na Terra era conhecendo o bem, praticando o bem, sendo justo com os nossos semelhantes. Isso é prova de amor a Deus e à Sua Palavra.

A justiça tem bons frutos em comunidade. A injustiça, por sua vez, terá sempre péssimos resultados: violências, roubos, mortes, destruição. Então, quando tivermos que escolher, teremos que saber que os resultados serão decorrentes dessas escolhas.

O mundo está mal? O que podemos esperar de quem pratica a iniqüidade com seu semelhante? A violência campeia em redor? O que esperar das maquinações do mal? Se plantarmos abacaxi, só poderemos colher abacaxi, mesmo que bem adubados! A fruta abacaxi é excelente e muito saborosa. Colhemos o que plantamos!

Queremos um mundo de paz? Vamos praticar a paz. Quero um mundo de amor entre os povos? Tenho que começar por perto de mim, com meu próximo! Poderia até dizer que o livre arbítrio que Deus nos deu, traz também responsabilidades, tanto por nossas decisões, como pelas conseqüências destas.

Conhecer ao nosso Deus é a melhor maneira de saber que Ele é o máximo! É sabedoria e a certeza de que podemos ser bem melhores. Nossa vida pode ser muito bela e cheia de graça! Tenha paz com Deus!

Boa leitura: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/912034

João Carlos da Silva
Enviado por João Carlos da Silva em 19/12/2008
Reeditado em 20/02/2009
Código do texto: T1343064
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.