Trocas de cartas - Aretta Villasboas e Felício Figueira

Meu caro Felício,

Depois do nosso último encontro um tanto quanto conturbado envio-lhe esta carta. Desculpe a jovem aqui em tal dia, mas é que a embriaguez me tomava, "As did I, we drink, we drink tonight", confundiu-me a mente tamanhas doses, confundiu-me a visão e confundiu-me o agir.

Depois do nosso final, nem um pouco feliz, fiquei assim meio confusa. Mas quando tudo começou você já sabia o que iria encontrar, os riscos a correr, já eu... pisei em ovos e quebrei-os todos. Não digo que a culpa é sua de tal ocorrido, porém você tem parte em certos aspectos. Longe de mim culpar você, meu caro Felício, sempre foi tão agradável, tão gentil, tão polido, pena que não foi nada do que pedi.

Depois daquele dia fiquei irriquieta com a idéia do que Felício pensará de mim? Será que perderei seu respeito? Ele esquecerá nossas memórias? Terei que me reconhecer culpada por todo aquele passado?

Depois conversei com Valentina, lembra-se de Valentina, meu caro Felício? Ela convenceu-me do contrário, que eu não tinha qualquer culpa no passado e muito menos com o último ocorrido. Mandou-me esquecer tais bobagens e ver que eu mudaria aos seus olhos, mas não me tornaria culpada de nada. Acreditei nela, afinal Valentina é uma moça viçosa e muito sabida.

Depois de muito pensar resolvi escrever-lhe, bom homem que é entenderá meus atos de tal dia e seguirei tranqüila. Peço-lhe minhas sinceras desculpas, Camargo é seu amigo e não pensei jamais em fazê-lo, lembre-se da embriaguez.

Meus abraços sinceros,

Aretta.