Minha Carta Aberta de Admiração Por Ti.

Cheguei no início do semestre, tão descontente com muitas áreas da minha vida, na verdade tudo beirando ao caos sentimental (agora vejo lógica na mudança após o caos), ai tive que decidir entre aulas presencial ou on line. Não sabia nem quem seria a pessoa q iria ensinar a disciplina, mas decidi pela presencial, pois como eu sempre digo “nada substitui o toque”. Ai entrei na sua sala de aula - agora não acho q seja só sua, mas aquela sala de aula nunca foi tão NOSSA. Sua e dos alunos. E você com seu jeito calmo e subjetivamente apaixonante, veio nos falar um poema de Clarice Lispector, pensei comigo: “decidi certo pelo presencial”. Ai nas aulas que se seguiram, você foi falando da sociedade, de simulacros, das artes, das cores, de que devemos viver até a dor e com ela tentar nos entender (foi difícil de entender você dizendo isso, mas...), nos perguntando qual a cor da nossa parede e principalmente falando sobre o AMOR, esse amor que é tão nobre, mas que pouco a pouco está sendo substituído pelo interesse, pelas relações superficiais e principalmente comerciais. Tudo isso nos faz pensar como somos egoístas e como vemos o mundo de forma limitada, na verdade a forma como nos ensinaram a vê-lo. Ai é quando você entra e quase que de forma gritante nos diz que podemos ver o mundo de outra forma, que sempre haverá uma forma alternativa de vida e que acima de tudo temos que “exercitar a felicidade”. Nunca mais esqueci esta frase. Então professora, saiba que hoje, consigo pensar em tudo o que você diz e que pouco a pouco vou sentindo diferença em mim mesmo, creio que isso já seja um reflexo do que você diz com toda sua subjetividade – que às vezes até confunde – está conseguindo fazer comigo e creio que com toda a sala de aula. Por isso a minha carta aberta de admiração por ti, pois nunca pensei que uma decisão tão simples como on line e presencial, fosse trazer tanta mudança de pensamento em mim como agora. Pois já que o que importa é ser feliz, que essa felicidade venha e acima de tudo seja exercitada.

E assim como na primeira aula você citou a mestre Clarice Lispector, vou deixar para ti, uma das frases, também da Clarice mais bonita que acho, e que tem tudo a ver com o que você nos propõe em sala de aula.

Sonhe com aquilo que você quiser

Seja o que você quer ser,

porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance

de fazer aquilo que quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.

Dificuldades para fazê-la forte.

Tristeza para fazê-la humana.

E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.

Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.

Para aqueles que se machucam.

Para aqueles que buscam e tentam sempre.

E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.

Clarice Lispector

Em constante admiração.

Contatos:

Twitter: @Al_eDu

www.facebook.com/alm.edu