...surpresas maravilhosas!

I Samuel 15: 22 – “Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”.

A Bíblia tem surpresas maravilhosas! Já ouvimos mensagens onde o pregador afirma que Deus disse isso, Deus disse aquilo, mas nem sempre as referidas palavras foram proferidas pelo Senhor. Por isso achei interessante esse texto que o Samuel, homem de Deus, escreveu há tantos anos atrás.

Veja como ele foi cuidadoso em passar sua interpretação daquilo que Deus tem prazer, pois, conhecendo ao Senhor, crê que Ele não dê tanta importância aos sacrifícios pessoais e nem aos holocaustos. Samuel jamais disse que Deus havia dito, mas pela intimidade que ele tinha com o Senhor, poderia dizer isso com certeza e sem medo de errar.

O que dava essa certeza ao Samuel? Exatamente a intimidade conseguida pelo seu relacionamento pessoal com Deus, através do conhecimento de sua Palavra.

Então, ele mesmo deu a dica quando disse que Deus tinha prazer em pessoas obedientes e cumpridoras da Palavra. Mas faz muita diferença? Você poderia me perguntar isso. E como faz!

Já ouvimos mensagens ensinando muitas práticas aos fieis de puro sacrifício pessoal, onde são valorizados os méritos pessoais por esses sacrifícios. Você sabe do que estou falando: é jejum para isso, jejum para aquilo, é oferta de sacrifício para conseguir emprego, para conseguir casa, para ter prosperidade, etc. Não que essas coisas não possam ser importantes em determinados momentos, mas não podemos achar que o nosso sacrifício tenha esse valor de mudar o rumo das coisas, pois o que importa ao Senhor é a obediência e a prática de seus mandamentos. E só obedecemos quando cremos, ou seja, pela fé!

O único sacrifício que teve valor de redenção, para nós, foi o de Jesus. Por obediência aos mandamentos, Ele foi perseguido e assassinado pelos religiosos incomodados da época e pelas autoridades coniventes. Samuel deixa clara sua crença de que isso não seja mais importante do que o cumprimento dos mandamentos básicos: amar a Deus e, como consequência desse amor, praticar ações de amor para com seu semelhante.

Por isso, quando você ouvir ou ler uma mensagem, reflita se combina com o Deus que você conhece, de amor extremo por nós. Ele nos ama acima de qualquer coisa. Somos a menina dos seus olhos! Muitos acreditam que essa citação reflita a sensibilidade da íris dos olhos e sua importância para o olho, mas podemos ir alem e pensar que Deus olha para o mundo através de nossa íris. É por ela que entra a luz! É por ela que sabemos se Deus está necessitando de nós! Como? É pela íris que nós vemos as necessidades de nossos irmãos e isso faz muita diferença para Deus!

Se nossa íris é abençoada, com certeza levará benção para o nosso próximo, ou seja, Deus estará se aproximando de nosso próximo através de nós! Assim, eu digo que sou a benção que meu próximo está necessitando. Deus deixou assim, mas nós esperamos que Deus faça o que nós temos que fazer. O amor precisa ser manifestado em obras, em atos em direção ao nosso semelhante e assim estaremos servindo ao nosso Senhor!

Deus está contigo, te ama e quer te ajudar. Conheça-O melhor, se possível. Tenha mais intimidade com Ele e terá muita confiança em fazer sua vontade! É uma experiência maravilhosa! Deus te abençoe sempre! Amém!

Boa leitura: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/912034

João Carlos da Silva
Enviado por João Carlos da Silva em 27/11/2008
Reeditado em 20/02/2009
Código do texto: T1306896
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.