Carta aos amigos de outros tempos...
Caros amigos,
O final de ano está aproximando. Segunda feira, dia 13 de outubro, imediatamente um dia após o dia das crianças, passo pela Avenida Paulista, logo pela manhã e já avisto um Banco, já adiantado na decoração Natalina. Bateu uma tristeza e uma saudade enormes. Fiquei impressionada como não vi o tempo. Talvez seja excesso de informação. Estamos sempre correndo, sempre a espera de uma nova data a ser comemorada, e principalmente, uma data para gastarmos nosso suado dinheirinho.
Senti saudade de vocês, velhos amigos; de quando eu adorava o Natal; quando nossos encontros tinham magia, e essa data específica tinha uma atmosfera de felicidade e amor. Os vizinhos enchiam as ruas e todos se cumprimentavam, se abraçavam, faziam questão de visitar uns aos outros, ir para as ruas, comemorar.
Hoje em dia tudo isso acabou. Me entristece ver as ruas vazias em pleno Natal; me entristece saber que não receberei a visita de vocês, meus amigos, nem tampouco os visitarei. Me entristece saber que a porta da casa ao lado estará fechada; sequer saberei se meu vizinho estará lá. Me entristece, principalmente, saber que o valor do Natal atualmente é medido de acordo com o tamanho das compras.
Quanta saudade dos Natais de minha adolescência. As ruas fervilhando de gente, a espera de vocês, meus amigos que certamente viriam, e partiríamos juntos para a casa do próximo amigo, para abraça-lo e juntos comemorar. Era uma aproximação por afeto, e não somente por formalidade. Acho que naquele tempo, mesmo sem nenhum tom religioso, vivíamos o verdadeiro espírito de Natal.
Tenho saudades de vocês, que devido à distância e aos caminhos diversos que a vida levou, não poderão ganhar meu abraço e principalmente, não me darão o seu.
Mas sei também, meus amigos, que algo em nosso coração nos mantém unidos, e que esse sentimento nunca acabará, mesmo que nossos olhares jamais se cruzem novamente, mesmo que nossas vidas jamais voltem a seguir pelo mesmo caminho.
Por isso meus amigos, gostaria muito de reviver neste Natal o sentimento que partilhamos. E para isso vos escrevo, para desejar que seu Natal seja maravilhoso, e que esse sentimento de amor, o verdadeiro Espírito do Natal, que um dia partilhamos, chegue até cada um de vocês, nos unindo novamente, pelo verdadeiro amor.
Amo todos vocês.