O valor de uma amizade - carta resposta*

“Já choramos muito

Muitos se perderam no caminho(...)

A lição sabemos de cor

Só nos resta aprender...”

[Sol de Primavera-Beto Guedes / Ronaldo Bastos]

Querido Amigo

Continuo mais tua amiga do que nunca, principalmente porque jamais te cobrei nada. E mesmo quando alguma atitude tua me desagradou e/ou entristeceu, jamais deixei de dizê-lo. Não te julguei não te julgo, atitude que não foi nem é recíproca. Relembro aqui um email que te enviei dia seguinte a uma explosão de palavras duras de tua parte:

Edna lopes do nascimento

para ......

mostrar detalhes 16 set Responder

"Amigo

(nem sei se devo ainda te chamar assim)

Não sei como é tua vida para que sejas quem és, para que teu agir seja tão tempestuoso e insensato.Mas sei de mim, do que sou. Minha vida é de gente normal, de trabalho, luta cotidiana, sonho.

Mas mesmo aparentando ser uma fortaleza, que sempre está tudo bem, também tenho meus dias de céu nublado, de tristeza, de me recolher, de negar minha natureza tagarela, de não conseguir dizer nada. São meus dias de outono.

No momento, meu coração sangra de tristeza pela perda de duas pessoas muito queridas. Uma era mais que amiga. Era irmã, companheira, avó do coração do meu filho.Lamento que meu silêncio tenha sido interpretado como descaso, falta de educação e indelicadeza.

Minha tristeza se torna maior, pois fui julgada e condenada sem direito a defesa. Maior porque injusto o julgamento, pesada a condenação sem o conhecimento dos meus motivos.

Nos meus dias de silêncio e dor não ouvi nenhum "Olá, COMO VAI?" um "TD BEM CONTIGO?"?Não te julguei por não se importar...por em nenhum momento perguntar O QUE HÁ? POR QUE O SILÊNCIO?

Dizer mais o quê? apenas te pedir (e nem sei se ainda posso te pedir algo) que não se justifique, não se desculpe. A gente é o que é. Difícil demais (não impossível) mudar a natureza, o jeito de ser e agir das pessoas, pois elas são e agem de acordo com seu contexto de vida, suas experiências e vivências.Meu texto AGRADECIMENTO eu fiz pra você. Vou terminar esse email-carta com o fragmento final, pois, por agora, só me só me ocorre repetir o que te disse, mesmo utilizando a metáfora de uma MENSAGEM.

“Obrigada por também lembrar-me que, mesmo não sendo uma religiosa praticante, sou capaz de amar meu semelhante quando ele menos parece merecer.

Obrigada. Não sou capaz de oferecer a outra face mas, sou capaz de compreender as limitações, a pequenez dos gestos, o amargor das palavras.

Sou capaz de continuar sorrindo e te dizer: Fica em paz! Que Deus te proteja, sempre!”

x

E teu email-resposta me pareceu que estava tudo compreendido:

"Não tenho nada contra vc Edna, lamento pelas suas perdas, li o seu e-mail e compreendi tudo, fique em paz e Deus também te proteja, Este teuamigo nunca se disse santo, muito pelo contrário, sempre se colocou como uma pessoa falha, tá mais pra anjo caído do que pra anjo que se mantém em pé. Coragem força e paz da parte de Jesus Nosso Senhor pra vc. -Afetuosamente ............."

x

Tudo isso e mais:tive um acidente doméstico no pulso direito(tirei os pontos na semana passada) que quase me impediu de teclar e acabo de fazer uma segunda mudança em menos de um ano, ficando sem internet em casa por alguns dias.Porém hoje, ao visitar tua escrivaninha, surpreendeu-me fragmentos de um texto teu se referindo a uma AMIGA AQUI DO RL QUE HOJE JÁ NÃO É TÃO AMIGA ASSIM e mesmo não citando nomes, sei que sou eu a amiga a que te referes e te pergunto por que mesmo é que não sou mais tão amiga assim? E mais: dizes que achas que toda aquela admiração que a "amiga" tinha por tua literatura e por ti talvez não fosse tão sincera assim.

Meu caro, minha admiração e carinho por ti permanecem intactos. Tenho muito respeito por tua perseverança, tua vontade de aprender e interesse em melhorar cada vez mais, ser reconhecido como um autor criativo, talentoso e sério. Tenho muito orgulho DESSE você sequioso por conhecimento, que reconheci amigo, parceiro, alma-irmã em tantos projetos e sonhos. Orgulho-me do teu crescimento como autor. Reconheço e agradeço infinitamente o papel que, com tua “total aquiescência!” ocupo/ocupei em tua vida, mas não posso gostar da atitude de menino-birrento-querendo-atenção sem se importar com o que acontece a tua volta.

Meu carinho e amizade por ti jamais será pautada em elogios gratuitos, de bajulação sem sentido. Lamento que a consideres “não tão sincera assim”, que duvides que as minhas atitudes não sejam, ao teu olhar, confiáveis. De minha parte, nunca duvidei do carinho e da admiração que sempre demonstras ter por mim. Guardo como jóia rara os textos a mim dedicados e até alguns emails que significam muito e que aqui destaco esse, que muito me comoveu:

Mensagem:

Voltei a ler vc, descobri que fui um tolo ao deixá-lo, fiquei mais pobre literariamente ao fazê-lo, mas rico ao voltar aos teus textos ricos de pura sabedoria humana, doçura, poesia, cultura. Voltarei mais vezes, minhas asas me trarão aqui. Sou teu anjo sagrado,rsrs...

E na minha resposta, o meu sentimento de sempre:

"Será sempre bem-vindo, querido anjo. Você permanece entre os que quero e desejo sempre o bem, o melhor que a vida puder dar.

Um beijo de muito carinho!"

Desculpa amigo, mas não deixaria sem resposta a tua “provocação” pública. Calar seria admitir, concordar contigo e me conheces o suficiente para saber que não me contentaria apenas com um comentário em tua escrivaninha. Despeço-me repetindo, mais uma vez, Khalil Gibram:

" ...E que o melhor que há em vós próprios

seja para o vosso amigo.

Se ele deve conhecer o fluxo de vossa maré,

que conheça também o seu refluxo."

*Texto dedicado a um amigo querido, com um Abraaaaaaço e um pedido de desculpas porque, mergulhada em minha tristeza, me isolei deixei de cumprimentá-lo por um ano de publicação aqui no Recanto das Letras. Amigo desculpa o mau jeito... Gosto muito de ti!