Apelo á humanidade

VERDADEIRAMENTE O MUNDO

As cenas mostram as catástrofes do mundo são contínuas, cada uma mais arrebatadora e cruel, leva-nos a crer na extinção do planeta, e mais ainda das formas de vida que o habitam.

São tantos os problemas que o mundo possui, e tão poucas as chances de poder reverte-los. Pouco a pouco o homem conseguiu acabar com tudo o que possuía, conseguiu tornar a paz extinta, conseguiu espalhar o medo, conseguiu fazer com que os bons sentimentos se tornassem raros, conseguiu criar tudo o que queria, inclusive o que não precisava, surgiram bombas, armas, drogas capazes de tirara a vida de milhares de pessoas inocentes, o homem conseguiu fazer com que o mundo se tornasse uma calamidade e que o pânico tomasse conta da vida das pessoas.

O mundo passou a viver continuas catástrofes, são raras às vezes em que não são noticiados desastres, avalanches, desabamentos, terremotos. Maremotos, tsunamis, furacões, tornados, tempestades. Às vezes parece que a natureza se revoltou contra os seres humanos.

Um dos fatos que mais me assusta é a violência, a capacidade de o homem maltratar seus semelhantes, levar dor e sofrimento ao próximo, tornar-se capaz de ferir seu próprio irmão. Os motivos para que isso ocorra, soa a ganância, o egoísmo, o querer mais que o necessário, o desejar poder acima de tudo, a ambição desmedida pelo dinheiro ou ainda a necessidade de sobrevivência.

Além deste primeiro, e talvez maior problema, existem tantos outros, a fome é com certeza um dos mais tristes. Além de chocantes, são também inaceitáveis certas cenas que revelam a situação de extrema pobreza e miséria de algumas pessoas. Pessoas que não tem o mínimo necessário á vida, que vivem em lixões, que coletam restos entre os detritos, pessoas que não tem água, casa, alimento, crianças infestadas de doenças, que se proliferam com uma rapidez incompreensível. São traumatizantes as cenas que exibem as condições deploráveis em que sobrevivem a maioria das pessoas da África e de muitos outros países. Essas pessoas vivem uma tristeza profunda á qual nenhum ser deveria ser submetido. É inaceitável a extrema desigualdade social a que o mundo é submetido, onde alguns tem muito mais do que precisam, enquanto outros não tem mesmo as condições mais necessárias á vida .

Outro grande problema são as drogas, boa parte da juventude atual está envolvida com este problema. Milhares de jovens em todo o mundo tornaram-se dependentes, incapazes de medir as conseqüências de seus atos quando estão sob efeito destas drogas, que são as mais diversas e que fazem a vida de tantos jovens perder seu rumo. Muitos jovens passam ao mundo da criminalidade e da violência, para conseguir esses entorpecentes que se tornam “fundamentais” á suas vidas, esses jovens tornaram-se capazes de violar contra suas próprias vidas e contra a vida das pessoas que os rodeiam.

Outro grande problema também freqüente é o preconceito, seja ele racial, por opção sexual, crença ou religião, é extremamente preocupante. É impossível acreditar que uma pessoa seja capaz de julgar a outra pelo seu modo de ser ou viver , afinal todos somos iguais, independentemente do que somos, possuímos ou das escolhas que fazemos para nossa vida. Infelizmente, milhares de pessoas em todo mundo são vítimas desta injustiça.

Todos esses problemas anteriormente citados, dize respeito a causas sociais, causas humanas, que mostram a pouca dignidade da vida dos homens, e sua falta de consideração com o próximo.

Existem, porém, problemas em torno do mundo como um todo, que poderão conduzir o planeta e seus habitantes á destruição. Grandes problemas ambientais vêm abatendo o mundo nos últimos tempos, e a grande maioria destes problemas é resultado da inconseqüência do homem.

Problemas como o aquecimento global, vêm avançando de forma perceptível nas últimas décadas. Talvez agora irreversível, o aquecimento global, é um grave problema, que vem afetando o mundo como um todo, criando na população a consciência de que a temperatura do planeta se tornará cada vez mais quente, até chegar a um ponto insuportável, que levará a destruição da vida na terra.

Além do aquecimento global, existem também outros problemas, que vem afetando o mundo, como o buraco na camada de ozônio, o efeito estufa, o derretimento das geleiras, o desmatamento, a poluição, o aumento exagerado do lixo, entre outros problemas que vem colaborando para a situação em que o planeta se encontra.

Mas com certeza, o problema mais marcante do planeta, é a falta de água potável, que poderá nos abater daqui a poucos anos. Já que o consumismo exagerado está levando a água á extinção.

A natureza e os seres humanos estão tendo em seu cotidiano diversas catástrofes, que não fazem mais que comprovar que a irresponsabilidade do homem nos levará ao fim.

Assim concluo, acreditando que a situação do mundo, quase irreversível, pode ser melhorada, se cada ser humano do planeta fizer a sua parte, conscientizando-se do mal que esta fazendo a si mesmo e as pessoas que o rodeiam. As diversas catástrofes e problemas que tem abatido o mundo ultimamente são conseqüências dos erros que todos cometemos, desta forma, só poderemos ajudar quando fizermos a nossa parte.

SALVE O PLANETA E A VOCÊ MESMO!

Marina Dalmass
Enviado por Marina Dalmass em 24/08/2008
Código do texto: T1143450