Carta para Neruda

LAY-OUT

Desconfio de sua ousadia e não me surpreendo, Neruda. Não, não leve a mal esse meu comentário, não se trata de uma critica. Talvez seja até uma pontinha de inveja, queria ter um coração suscetível à paixão, assim como o seu.

Analisei os desenhos que esboçou e o projeto parece mesmo ter a sua cara. Saleta revestida de jacarandá, com lareira e adega climatizada para vinhos, isso é coisa de apaixonado, meu amigo. Banho de imersão com vista para jardim de inverno, vejo que você quer mesmo criar um clima especial. O detalhe do forro rebaixado no dormitório vai tornar o ambiente acolhedor e dar um ar de mais intimidade. Essas idéias partiram de sua cabeça, é claro, pois apenas uma mente voltada para a paixão e para o amor teria uma criação arquitetônica tão afinada. Uma obra de arquitetura assinada por um poeta, cujo título é La Chascona, isso é incrível. Além de tudo, poderia acumular a profissão de arquiteto pois parece que tem habilidade de criação também para projetos de residências aconchegantes.

Estou curiosa, Pablito, e não poderia ser diferente. Aliás, já sabia que me aguçaria a curiosidade quando me enviou o anteprojeto para desenhar, não sabia? Desculpe ser assim tão direta e invasora de sua intimidade, mas com Os Versos do Capitão que vieram a publico de maneira anônima no ano passado, dedicados para Matilde, fiquei esperando que outros versos pudessem vir falando de “arrebatamento de amor e fúria”. Você foi tão explícito com as imagens do seu coração que parecia um raio X. E agora La Chascona torna mais evidente ainda essa aura intensa de sentimentos, a mesma aura que você deixou escapar em Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada que fez em 24 quando estava apaixonado por Maria. Lembra disso? Então ouso perguntar: La Chascona é um ninho de amor para você e Matilde, não é? Como eu soube disso? Ah meu amigo, detalhes construtivos tão apurados parecem palavras escolhidas para um poema de amor.

Espero que seu espírito de criação literário receba muitos fluidos positivos dentro dessa casa.

Assim que o lay-out estiver pronto nos falaremos.

Um abraço fraterno

Ana Maria