À sua falta de sensibilidade, papai.
Papai, talvez você leia isso, talvez não. O fato é que eu gostaria de falar – ou melhor, escrever – coisas que eu não tenho coragem, ou mesmo abertura para falar pessoalmente com você. Espero sinceramente que você tenha tempo e/ou paciência de ler este documento.
Eu desejo do fundo de meu coração que seja do seu conhecimento que minhas intenções são totalmente contrárias as expostas naquela conversa que tivemos eu, você e sua esposa. Eu sei de maneira coerente valorizar o seu trabalho e esforço para com a casa, para com a família de um modo completo, dando o melhor de si dentro de suas condições tanto financeiras quanto emocionais. Reconheço e tento valorizar da melhor maneira possível.
É comum que em uma família haja problemas, papai, mas com sabedoria devemos os resolver. Infelizmente, você não tem tido sabedoria para resolver os problemas de casa e sempre, sempre desconta tudo, toda a sua carga emocional em cima de mim que, sinceramente, não tenho culpa de nada. Sei que você tenta ser um pai exemplar e mesmo que em alguns momentos você não seja o mais carinhoso, sei também que você ama sua família de forma grandiosa.
Queria agradecê-lo, papai, por você ter me recebido em sua casa e ter me dado a oportunidade de demonstrar um pouco quem sou e o quanto o amo e mesmo que essas tentativas tenham sido falhas, posso afirmar que tentei de forma árdua demonstrar meus sentimentos. Mais uma vez, infelizmente, você não soube valorizar a presença de seu filho - depois de oito anos longe - dormindo e acordando no quarto ao lado do seu, e eu tive de voltar para casa de mamãe, expulso por você, humilhado por você, condenado por você.
Sei que muitas vezes estou errado, mas não admito por puro orgulho talvez, mas também sei que muitas vezes estou certo e não dou o braço a torcer porque também é de meu conhecimento que na vida, vencem os mais persistentes e inteligentes (ao menos aprendi assim). Na verdade, o grande objetivo desta carta é fazê-lo enxergar que se estive em sua casa, foi única e exclusivamente por amá-lo e tentar uma aproximação. Sei que você é um homem inteligente e sabe que eu tive escolhas e poderia sem demora escolher o lado mais fácil de viver, mas não, persisti em estar ao seu lado. Às vezes ouço colegas falarem do quanto odeiam os pais, e principalmente o pai que sempre é desatencioso para com eles, mas mesmo assim, eu agradeço todos os dias a Deus por ter me dado pais como você e mamãe, que sabem o valor de uma família. Eu tenho esperança que você esteja apenas enganado, sabe? Sabe, papai? Que este não seja seu verdadeiro amor por mim, por isso, continuo agradecendo a Deus.
Amo muito você, papai, e só quero dizer que apesar de tudo o acho um homem grandioso por ser tão honesto, tão digno neste mundo de injustiças; por não perder seus valores no meio desta inversão de valores que é o mundo atual. Por mais que eu não saiba demonstrar, o amo de forma absoluta.
Desculpe se me excedi e fiz você perder tempo, mas são palavras sinceras do seu filho, que mesmo envergonhado, te escreve neste momento. Acho que o que eu precisava dizer, eu disse. Eu tenho certeza, papai, que um dia você terá orgulho de mim.
Amo você.