"Capitu - memórias póstumas"
UM GESTO DESCORTÊS
No dia 17 de julho de 2008 fui à Academia Brasileira de Letras assistir a programação instituída por essa consagrada Instituição - Uma leitura dramatizada de "Capitu - memórias póstumas" pela a Grandiosa Atriz Fernanda Montenegro, que se portou como a Maestrina do Teatro Brasileiro e aplaudida de pé por todos que foram assisti-la.
Comprei o livro do Digníssimo Acadêmico e Livre-Docente Professor Domício Proença Filho e antes de lê-lo, levei-o para que o Professor Domício pudesse autografá-lo. Antes de fazê-lo fui saudar o Livre-Docente da UERJ, Senhor José Pereira que tratou-me com muita cortesia e simplicidade e ainda foi procurá-lo para mim com toda a boa vontade. Ao encontrá-lo, mostrou-me o ilustre professor Domício que estava, naquele momento, palestrando descontraidamete com algumas pessoas. Esperei terminar e ao abordá-lo, cumprimentamo-nos, e solicitei-lhe para que autografasse o livro que estava em minhas mãos, para minha surpresa disse " - Infelizmente não posso fazê-lo, pois estou muito atrasado!" , e saiu deixando-me ali parado, sem ação e muito constrangido.
Ora se ele me deu toda atenção naquele momento o que custaria autografar o livro para mim. Sou professor também, e divulgador entre meus alunos dos Livros do Ilustre Professor Domício.
Acredito que os Holofotes naquele instante ofuscaram a mente do Ilustre Acadêmico que não deu a mínima para uma pessoa do povo que tratou-o com imenso carinho e respeito.