NEM TUDO QUE BRILHA SÃO ESTADOS UNIDOS - NA ROTA DOS IRREGULARES

Tudo começa com um sonho de dinheiro sobrando e emprego valorizado; quase todo brasileiro que não obteve sucesso profissional crê piamente que, mesmo com todas as adversidades, o caminho que os levam aos Estados Unidos da América é a melhor opção para a obtenção de uma poupança sólida e uma aposentadoria com muitas posses; acontece que quase todos acabam esquecendo que existem os problemas como as permissões legais para trabalhar; e a partir daí, dos problemas, que estes brasileiros também acreditam que podem burlar as leis e as autoridades estadunidenses, atravessando geralmente a fronteira com o México em companhia de quadrilhas cujos membros são conhecidos como Coiotes.

A maioria tenta em vão o primeiro contato com os Consulados “americanos”, mas sucumbem às exigências razoáveis de prova material que comprovem a sustentabilidade em solo de outra pátria das Leis de Imigração; mais uma vez, os admiradores da ilegalidade forjam documentos, inventam informações e quando por mais uma vez eles são reprovados, como ultima forma de encontrarem o “eldorado”, tentam a imigração forçada, por fronteira terrestre.

Neste ultimo passo, outros fatores impulsionam os irregulares imigrantes a cometerem mais crimes, como o tráfico de drogas e mercadorias e é nesta fase que as Leis estadunidenses punem com muito mais rigor, além de mancharem a imagem das nações, pátrias destes ilegais, rotulando-os como povos de alto risco.

Eu, que já estive no México em busca de notícias destes ilegais, além de ter estado na rota de outras imigrações próximas a nós, como na Argentina, Uruguai e Paraguai, resolvi construir um documentário escrito e fotográfico de toda a fronteira sul dos Estados Unidos da América, entrando na rota dos imigrantes brasileiros irregulares; os que já estão em solo “americano” e tentar buscar os que tentam todos os dias a entrada pela travessia do Rio Grande.

Meu documentário começará colhendo depoimentos e investigando, desde Brownsville (Texas), passando por El Paso também no Texas, atravessando os quase 300 km de fronteira com o Novo México, Arizona, até chegar a San Diego na Califórnia; estarei em todos os pontos prováveis de travessia para buscar cada informação relevante que possa orientar as novas gerações a não migrarem de forma criminosa.

Eu tentarei mapear os cerca de 2.400 km de fronteira com o México, de carro, ônibus, avião ou a pé, não restará um só lugar sem ser visitado, investigado, fotografado e catalogado e o resultado será publicado em um livro que servirá de guia aos turistas e alerta aos ilegais. Eu desejo que todo o conteúdo adquirido durante esta expedição jornalística garanta não só uma boa leitura, mas também que consiga traduzir em palavras simples todos os perigos que envolvem uma tentativa de imigração clandestina.

Procuro a partir de hoje, apoios, informações, convites ou qualquer outro tipo de dado que possa ajudar na realização deste projeto. As informações e ajudas podem vir tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas, ONGs ou organismos oficiais, brasileiros, mexicanos ou Norte Americanos.

As empresas e pessoas que desejarem ajudar financeiramente podem entrar em contato pelo endereço: Caixa Postal 1810 – CEP: 30.331-970 – Belo Horizonte – Minas Gerais – A/c: Carlos Henrique Mascarenhas Pires e terão garantidos os direitos de participação publicitária na primeira edição do livro, que terá tiragem de 20 mil exemplares, da mesma forma que participarão de inserções publicitárias em meu site: www.irregular.com.br que conta com cerca de 150 mil acessos por ano e também publicará parte desta aventura.

Todas as doações serão auditadas, publicadas em local público, levantadas as origens e investidas exclusivamente no pagamento do custo desta operação. O excedente e o lucro com a venda dos livros será todo revertido ao projeto Criança Esperança e Fome Zero. O objetivo da expedição não é financeiro e sim social; quero obter a experiência máxima de poder publicar um documento de importância máxima; a primeira obra brasileira, que se tem conhecimento, que servirá para dois propósitos inusitados, o de prevenir o crime internacional e de apresentar o lado alegre (turismo) de histórias sombrias.

Se você puder me ajudar eu serei eternamente grato!

Minhas sinceras considerações,

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

Site do autor: www.irregular.com.br