ESCULPINDO A PEDRA BRUTA

Maria, amiga muito preciosa!

Agradeço, mais uma vez, a tua imensa bondade em perder tempo com a minha obra e o método que recomendo: o de, após o primeiro momento, o da “inspiração”, no qual predomina a emoção, fazer um segundo momento, o da “transpiração”, em que prevalece a intelecção, o azo racional.

Estou muito feliz com as delongas decorrentes, pois cumpro a minha parte: o provocador!

Não entreteço armas, nem as busco. Só sei procurar a poesia e o amor ao coletivo (no plano estético) vai se construindo. Isto se dá já faz alguns anos...

Tua zanga fez o bem com absoluta competência. Vejo que pensas pra dizer o que te vai. Estás muito mais solta... Isto significa que já temos intimidade intelectual.

O que fazer se eu sou apenas um escultor que vai tirando, desbastando a pedra bruta que me dá forma? Com isto recrio-me com a ajuda do alter ego, que não sou eu-mesmo, o autor, mas o Leviatã. Lembra-me Fernando Pessoa, seus heterônimos e suas diabruras...

Quem tem a possibilidade de inspirar-se a cada vez que surge o poema é um felizardo! Por isto, nunca poderei falar a tua linguagem... Tu és uma predestinada: deixarás obra vasta "a vôo de pássaro". É só bater asas e a obra está feita...

Sinto que trato com uma criatura e criadora privilegiada - e agradeço a experiência. Parece-me que um espírito desce e toma a tua aura espiritual.

Que bom que eu pudesse ser assim. Tiro leite de pedra, por me faltar este talento. Honra-me ser a antítese. Digo-te isto do fundo do coração.

Estamos crescendo juntos... Só não somos xifópagos, gêmeos siameses. Já nascemos e pensamos diferentemente. Que bom isto!

– O que seria do verde se todos gostassem do vermelho? Só haveria colorados, nem haveria lugar para os palmeirenses! Rsssss!

Peço que continues a me querer bem. Sempre levo em alta consideração o teu gládio jovem e potente.

O humano do lugar comum da vida é incendiário aos quarenta. Quando sexagenário vira bombeiro...

Beijos do poetinha JM.

----- Original Message -----

From: "Maria"

To: "Joaquim Moncks" <joaquimmoncks@brturbo.com.br>

Sent: Thursday, June 05, 2008 8:58 AM

Subject: Re: Chinelo novo prum pé torto - mensagem

Joaquim, Joaquim

Prá mim 10 horas ainda significam INSPIRAÇÃO. Eu levo 1 minuto ou menos pra escrever um texto e mais 10 horas para a inspiração completa se dar. Mas depois de publicado não mexo mais nele. Deixo lá como está, publicado lá na magriça. Se não gostar ou achar que alguém não necessita lê-lo, escondo no rascunho, mas não mudo, nem apago. Talvez venha a melhorá-lo ao publicá-lo em outro lugar, mas nunca, jamais lá no seu nascedouro.

Transpiração prá mim, Joaquim, é anos e anos de machadadas em cima de um mesmo texto, como vens fazendo com os teus já publicados. De tal maneira que muitas vezes ele nem parece mais o mesmo.

Espero que agora você tenha me entendido. E pensando sobre o que agora me escreveste, talvez até penses como eu sem o saber. Ou o contrario - mas isso jamais admitirei. rsrsrs.

Obrigada que criaste coragem de me visitar e deixar um comentário, correndo o risco de receber os dardos do meu agradecimento da forma como lhe dei.

É, considere-se feliz sim, porque são poucos os poetas que hoje, não digo"MERECEM", mas digo RECEBEM, uma linha minha. Dois ou três talvez e só porque estão abandonando o barco e me sinto na obrigação de incentivá-los a continuar a remar.

Não te preocupes com o precioso tempo. Foram só alguns minutos e a missiva estava pronta. rsrsrs.

Não sei se falei, mas tinha decidido apenas ler os poetas e não mais comentar, já que meus comentários não eram "sobre o texto como escrito" mas eram sobre o que "senti" ao lê-lo.

Mas não resisti ao seu texto e nem ao seu comentário em minha escrivaninha. E confesso, seu texto me deixou zangada e escrevi o que escrevi no calor da zanga. Depois de comentar não tinha mais jeito... mesmo arrependida... deixei lá para veres...

E agora vai lá, arma-te do arco e da flecha e atira. Não me importa se morrer. Sou uma fênix muito teimosa. Afinal, num VÔO DOS PÁSSAROS, tem muito mais do que só um bater de asas...

maria.

Mensagem Original:

Data: 00:28:14 05/06/2008

De: Joaquim Moncks <joaquimmoncks@brturbo.com.br>

Assunto: Chinelo novo prum pé torto - mensagem

Maria, amada!

Este texto já tem mais de dez horas de transpiração, e foi escrito em apenas uma hora. Nasceu com um nome que achei pomposo “A UTILIDADE DA ARTE”, longe do que se destinava. Talvez tenha nascido com muitas sobras e necessitava machadadas pra ter chance pra viver.

Nem sempre se nota o que é "transpirado", mas é preciso iniciar o processo.

Que pena que eu não consiga fazer somente na “inspiração”. Sou condenado ao pensar sobre tal & qual...

Grato pelos dois interessantes comentários ao pé dos meus textos, no Recanto das Letras. Fico honrado em merecer tantas linhas de teu precioso tempo. Grato mesmo.

Fico feliz em ser teu amigo e confrade.

Beijos do poetinha JM.

– Do livro CONFESSIONÁRIO – Diálogos entre a Prosa e a Poesia, 2006 / 2008.

http://www.recantodasletras.com.br/cartas/1020873