Carta de Reflexão

Amigos Professores,

Posso dizer que, nos últimos anos, demos um grande salto na educação do nosso município. Muitas são as nossas conquistas. Temos novas escolas construídas, outras ampliadas e bem equipadas, um quadro de professores com formação superior completa ou em curso, maior apoio pedagógico, materiais didáticos diversos à nossa disposição, cursos de formação continuada, um salário que faz juz ao nosso trabalho, dentre outras coisas.

Desse modo, posso dizer que temos reais condições para fazermos o nosso trabalho de maneira eficaz, tendo como foco principal a aprendizagem de nossos alunos. Devemos procurar a cada dia, enquanto profissionais responsáveis e compromissados com a causa educativa que somos, ampliar nossos conhecimentos para que estes reflitam em nossa prática pedagógica e que atinjam os alunos, que são o centro de toda a nossa ação docente. Para isso, devemos abandonar práticas antigas, que nunca deram certo e pouco ou nada contribuíram para a formação intelectual de nossos discentes. Devemos estar abertos às mudanças, ou seja, às transformações ocorridas ao longo dos anos. Não podemos ensinar hoje como ensinávamos há anos atrás, ou como aprendemos em nossos tempos de escola. Muitas são as renovações. A sociedade de consumo de hoje não anseia mais por conhecimentos estagnados, retrógrados e estáveis. Hoje vivemos em um mundo globalizado, informatizado, com informações que circulam com muita rapidez, a qual podemos ter acesso com apenas um clik no mouse do computador. Nesse contexto, devemos nós, professores, estar preparados para sermos mediadores do conhecimento e não meros transmissores, pois nossos alunos não são mais meros expectadores, passivos diante dos saberes que lhes são transmitidos. Por isso, temos que estar atentos e sempre abertos à aquisição de novos conhecimentos, para que possamos atuar verdadeiramente como orientadores na formação de mentes capazes de mudar a realidade, na formação de pessoas críticas, capazes de fazer uso da linguagem, que é o nosso maior bem, em quaisquer situações, capazes de serem autores dos seus próprios destinos, de escolherem os melhores caminhos a seguir, de saber falar e ouvir , de saber se portar diante do mais célebre ser humano. Esse é o nosso objetivo enquanto educadores: contribuir para a formação intelectual de pessoas, para que possam viver dignamente no mundo conturbado em que vivemos.

Por isso, eu peço que ouçam o meu clamor. Não falo só como professora ou como coordenadora, falo como pessoa, como mãe. Precisamos rever nossos conceitos, mudar nossa prática, dar valor ao que realmente tem valor. E isso só é possível se estivermos realmente abertos a novos conhecimentos, a novas metodologias de ensino, a melhorarmos como profissionais comprometidos com a educação do nosso município. Com certeza, assim, estaremos contribuindo para um futuro melhor e para uma sociedade mais justa.

(Profª Gislaine Rocha)