38 .

É TRISTE PERCEBER o pouco caso da mídia em geral quanto ao súbito desaparecimento do guitarrista Wander Taffo , agora no dia 14 de maio último . Uma rádio alternativa aqui , um programa global ali , e nada . Eu disse " triste " ? Troco por revoltante . Um músico que tanto fez pelo seu instrumento acabou passando praticamente despercebido pelo e para o público , generalizando . Creio que não estou só , deve ter muito professor das seis cordas bem consternado com a situação , tenho certeza de que não sou voz única a protestar aqui . É um verdadeiro absurdo isso , pra dizer o mínimo .

Wander deve ter iniciado carreira lá por 1967 , quando aprendeu a tocar guitarra ( para ficar entre os mais conhecidos , Jimi Hendrix e Steve Vai também começaram nessa idade ) . Em 1990 , Taffo ganhou um importante prêmio em uma conceituada revista musical já extinta e , emocionado , agradeceu soltando palavrões . Foi incrível !!! Fundou , com amigos , provavelmente inspirado no GIT ( Guitar Institute of Technology ) norte - americano , o IG & T - Instituto de Guitarra e Tecnologia , em São Paulo , que depois estendeu - se para Escola de Música e Tecnologia . Professor , fera de estúdio e de palco , empreendedor , também foi um ferrenho batalhador do instrumento nesse país .

Você , lendo tudo isso , ainda deve estar boiando quanto ao tema Wander Taffo , não ? Pois agora vai lembrar : se você tem mais de 30 anos , já ouviu " Garota Dourada " , " Sanduíche de Coração " e " Eva " , do Rádio Táxi . Na época , muitos caíram de pau em cima , principalmente pelas letras serem melosas demais , mas o instrumental da banda era - indiscutivelmente - competente . E quem era o guitarrista ? Ele , Wander . Aposto que você deve assobiar até hoje algum riff daqueles e talvez nem saiba de quem era . O Rádio Táxi fez muito sucesso na primeira metade da década de 80 e depois foi arrefecendo , quando o rock nacional e as letras de protesto foram tomando conta dos veículos de comunicação . A banda voltou em 2006 com CD e até um DVD , incluindo hits dos oitenta e algum material inédito .

Importante : nessa década ( eighties ) , o som da guitarra gravada era muito ruim , salvo raríssimas exceções . Não importava se o instrumentista detonava , o registro fonográfico acabava não fazendo jus . Wander Taffo , além de tocar tudo que tocava , conseguia um padrão técnico internacional de registro em disco . Era impressionante . Pegue CDs do Rádio Táxi e até um do Guilherme Arantes ( na faixa " Olhos Vermelhos " , por exemplo , a precisão e a rapidez do solo são inacreditáveis ) . E isso , veja bem , ANTES da modinha dos guitar heroes - a não ser monstros gringos de estúdio , Eddie Van Halen e um ou outro fenômeno repentino .

Obcecado por exercícios de escala e velocidade , Wander Taffo tinha muita influência de baluartes do exterior , mas reconhecia na música brasileira um celeiro de criatividade . Uma vez , em 1998 , falou a uma publicação nacional , mais ou menos assim : " Às vezes , o melhor da guitarra mundial está no nosso próprio quintal " , referindo - se a uma gravação - primorosa - do violonista Lula Galvão . Wander também deu toques ( ou seriam aulas ? ) a outros guitarristas , citando inclusive John McLaughlin : " ... li uma entrevista dele e entendi que , na hora dos solos em uma escala , é bom que o instrumentista se concentre num determinado ponto específico , como em uma luta marcial " . A idéia é essa , a fala não foi literal . E sempre dizia que o guitarrista deveria estudar , e muito . " Se for praticar duas horas , faça uma hora e meia de festa ; mas na meia hora restante , a disciplina tem que ser militar " . Defendia o questionamento do erro de UMA NOTA em um solo , e propunha a correção . Perfeccionismo ? Eu chamaria isso de evolução , técnica , segurança de tocabilidade .

O LP da banda Taffo , ROSA BRANCA , que saiu no início dos anos 90 , teve um hit : " Me dê sua mão " , que mostrava o guitarrista num belo trabalho que os professores chamam de " two hands " , quando o braço do instrumento recebe as duas mãos na hora do solo . Wander queria retomar o projeto agora em julho , mas por razões evidentes não vai mais ser possível . Ele se dizia um pacifista , talvez quando respondia às críticas quanto ao teor " heróico " de algumas letras .

Wander Taffo nos deixou em uma manhã de quarta - feira , tomando café , quando sofreu uma parada cardiorrespiratória ( fonte : Wikipedia , mas eu confio ) . Uma vez , tocou o Adagio , do Albinoni , na frente do maestro Júlio Medaglia que , lisonjeado , pediu a sua palheta de recordação . Ah , e quem duvidava do poder de fogo do músico , é só ouvir a introdução de " Luna Caliente " . Não deixou substituto , mas sim inúmeros seguidores . Esses , por ironia do destino , são hoje os que mais aparecem na mídia .

Rodrigo Germano
Enviado por Rodrigo Germano em 24/05/2008
Reeditado em 30/07/2008
Código do texto: T1003788