Mestre M. Guido - 2004

Perspectivas e Histórias

do ano de 2004:

PERSPECTIVAS: O ano de 2003 foi incrivelmente fabuloso para meu existir. Demarcou-se por alterações radicais e, assim, muitos novos fatos ocorreram e consigo trouxeram uma gama de novos personagens, muitos a mim inesquecíveis.

Profissionalmente, iniciei atividades da SECRETARIA DE ESPORTES, CULTURA, LAZER E TURISMO da Prefeitura de Itapeva. Lá, participei direta ou indiretamente da execução de três campeonatos, da organização da Festa da Emancipação /Carnaval e também da JUNIFEST, festa da qual sou o idealizador e que renegada foi pelas diretorias das escolas estaduais de Camanducaia no ano de 1999, mesmo com 98% de aceitação popular conforme referendo ao vivo pela rádio local. Também, através da SELCT, organizei o Grêmio Estudantil da Escola Estadual Dr. José Rodrigues Seabra e auxiliei seu Presidente a registrar em Cartório tal entidade, que realizou dois bailes, auxiliou e representou sua escola na JUNIFEST e auxiliou na participação da escola nos Jogos Intercolegiais em Camanducaia/MG. Após, em Setembro, por razões desconhecidas, fui transferido para o Departamento de Arrecadação e Fiscalização Tributária e de Obras, onde pouco pude cooperar, em face da fragilidade daquele setor e das limitações a mim impostas.

Culturalmente, apenas participei da 3ª edição do Campeonato Brasileiro do Circuito Lírio de Madrid, bem mais longo que os dois primeiros e sem sede fixa, Assim de 08 de fevereiro a 02 de agosto percorri o país para finalmente me sagrar bicampeão brasileiro ao vencer Kelly Messina na final, repetindo o gesto de erguer a mais importante taça nacional como eu já havia feito em Santos/SP, aos 13 de dezembro de 1998.

Afetivamente, minha vida com Kely Beker sofreu altos e baixos, pelo terceiro ano consecutivo. Se em 2001 imperaram minhas vontades e em 2002 Kely se sobressaiu, afirmo que em 2003 houve um choque de forças onde ninguém venceu... Kely não aceitou meus novos compromissos, muito menos as minhas novas amizades (predominantemente femininas) e também houve uma reaproximação efetiva entre Luana Monteiro e eu. Ela se revelou e isso, inegavelmente, abalou crenças que haviam se depositado em minha alma... Foi bom, pois aniquilou dúvidas... Contudo foi mau, pois se tivesse ocorrido antes teria alterado os rumos de minha saga.

Todavia os maiores destaques atenderam pelos nomes de Juliana Silva Lima (minha nova amiga confidente), Mayara Caroline da Silva (um ser que sequer sei descrever ao certo, a antítese de Mirela Rosa Corrêa e tão poderosa e especial quanto) e Thais Samara de Castro Parreiras (a amiga-líder que adoçou minha existência): essas três foram protagonistas da condução de emoções únicas que me conduziram da solidão ao ápice e do ápice à solidão em fração de segundos... Foram únicas e um legado que, já ao apagar das luzes, distantes de mim já se encontravam...

Ah! ... O regresso de Pricila Borges caiu como uma bomba de emoções aos meus sentimentos. Uma amiga, um ex-amor: a pessoa mais complexa que a alma para si almejou retornou de um modo virtual (literalmente) prometendo badernar a existência já mais do que conturbada... Fazer o quê? A sina ao sempre conclama às batalhas um guerreiro, mesmo este ciente dos perigos que espreitam sua essência.

Enfim esse foi um ano que se revelou fenomenal e me devolveu a vontade de poeta pela vida toda ser... Acredito ter em 2004 o ano derradeiro dos Poemas Púrpuros... Mas será um fim glorioso por todas as emoções que já senti... Um êxtase ímpar como ocorreu nos anos de 1988, 1989, 1990, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000 e 2001.

Ao eterno.

Histórico do ano de 2004:

JANEIRO

• O ano tem início e um tom de melancolia paira em meu haver. Thaís Samara parte para Formiga/MG e deixa uma lacuna imensa em meu ser.

• Paralelamente, a perspectiva de regressar à SELCT toma formas, contudo sou obstruído por Uesley. Uma revolta toma conta de meu ser.

• As desavenças profissionais tomam conta da harmonia do lar. Kely não acata alguns pedidos e passamos às brigas. Nem a Festa de São Sebastião altera o quadro.

• Contudo mudanças ocorrem e passo a responder pela burocracia do Setor Tributário e começo a dar a minha personalidade ao lugar.

FEVEREIRO

• Prosseguem as tentativas no sentido de que a calma se restabeleça. Contudo sentia que o ano seria doloroso... Logo pude perceber o quanto!

• Às 14:55 daquele sábado de 14, meu pai falece no Hospital de Camanducaia/MG. Confesso que já senti muitos impactos, jamais, contudo análogo a esse. Forcei a imagem de inabalável... Mas não consegui jamais me esquecer da importância dele e do quanto sofro a perda.

• Contudo, busquei força pra integrar a Comissão das Festas de Carnaval e Aniversário da Cidade. Tudo transcorreu bem apesar das chuvas e o objetivo foi cumprido.

MARÇO

• Mês sem muitas ocorrências, salvos os trabalhos para a divulgação do BAILE TECHNOFEST II que ocorreu em 27 e contou com bom público.

• Em 29, como presente de aniversário recebi um poema de Big Foot que me deixou muito feliz ao notar que ele manteve sua coerência e ainda redige maravilhosos poemas para sua real musa.

ABRIL

• Mês demarcado pela segunda participação de Itapeva nos Jogos do Interior de Minas Gerais. Desta vez fomos à maravilhosa cidade de Itanhandu/MG com seis equipes, das quais apenas a de basquetebol se sobressaiu e classificou-se para segunda fase ao derrotar Extrema, Itajubá e Varginha. Ainda, de quebra, assisti shows de OS TRAVESSOS e da dupla EDSON & HUDSON, sendo que uma semana antes havia visto show de CAPITAL INICIAL em Bragança Paulista/SP.

MAIO

• Nariane se casa e o quinteto chefe da Equipe passa a ser um quarteto. Mais do que isso, a equipe adquire novos pensamentos e passa a se preparar para o decreto total e final das atividades.

JUNHO

• Chefiando a Delegação de Itapeva/MG, presencio a classificação do município para a terceira fase após a equipe de basquetebol vencer Extrema (outra vez!) e Passos.

• De 14 a 16 participo da COPA LATINA DA AMIZADE e me consagro campeão após vencer Aline Castelo na final, embora houvesse sido derrotado pela mesma na fase classificatória.

• De 18 a 20 ocorre a JUNIFEST II e minha participação fica menor em relação a 2003.

• Após matéria cobrindo meu histórico cultural e meus feitos em prol das comunidades de Camanducaia e Itapeva, a querida Secretária de Educação, Srª. Solange Lemes, se indispõe comigo, mas tudo fica rapidamente superado.

JULHO

• Sinto uma forte presença se aproximar de Itapeva/MG. Rapidamente a detecto e eis minha surpresa ao notar que Denise (ex-Taomina) está outra vez por perto Um novo lírio surge! O último desta Era... O mais belo, justo e mortal!

• Em 09, assumo a Controladoria Processual da Prefeitura e busco dar tramitação aos diversos processos pendentes e vindouros com muito afinco, pois após meses estaria realizando uma de minhas especialidades.

• Em 14, ocorrem entreveros me envolvendo e a um servidor da Prefeitura, contudo sem maiores conseqüências.

• Em data de 31, mudo de casa passando a residir na Rua Minas Gerais, n.º 65.

AGOSTO

• Um mês bom que demarcou novos ares. Neste clima transcorreram as Olimpíadas em Atenas, onde o Brasil consegue dez medalhas sendo quatro de ouro, três de prata e três de bronze. Um marco!

• Uma incrível batalha se constituiu e os Lírios que aqui estavam detiveram a ameaça fantasma e pondo paz aos seios desta Terra. Após cumprida sua missão, Denise regressou ao seu local de origem manifestando em sua aura a disposição de sempre degladiar junto aos Bem para prevalecer a Justiça enfim! DENISINHA, MUITO GRATO SEMPRE SER-LHE-EI! Adeus Jovem amiga!

• Acentua-se o processo eleitoral e ocorre em Itapeva campanhas intensas entre DENNI QUEIROZ (candidato da situação e que tem o amplo favoritismo para vencer, vista a imensa manifestação popular de apoio a sua candidatura) e URIAS FURQUIM, candidato da oposição, atual Vice-Prefeito e apoiado pelas bases que se manifestam contrárias ao atual prefeito HILTON MONTEIRO.

• Por ironias do destino, Luana passa a residir na minha “ex-casa”, na Rua Dirce Monteiro Lopes, n.º 235.

• Nestas circunstâncias encerram-se as narrações deste que foi o mais intenso período de minha vida: A fase de poemas que foram mais do que poderiam supor e coloriu com púrpuro a magia de minha essência em casa evidência que me fez ser mais Guido Van Lyra.

SETEMBRO

• Foi um mês muito agitado. Prosseguiu a batalha política de Itapeva, com o cenário político apontando uma espécie de bem(DENNI) x mal(PAULINHO).

• Cresce minha amizade e admiração pela pessoa de Márcia Almeida (Cambuí). Decerto modo me sentia como um ser fascinado pela serpente que o picaria... Não errei tanto. Hehe...

• Em 23 de setembro, decidi, por fim, que encerraria a carreira após a disputa do Mundial Cultural... O fim se aproximaria... Seis anos depois do primeiro “fim” com Luana Monteiro...

OUTUBRO

• Num chuvoso dia 03 de outubro, por pouco o “mal” não vence o “bem”... Denni Carlos Queiroz derrota Urias Paulo Furquim por uma diferença de 224 votos... Recordei-me de outro dia 03 de outubro, quando Josmar, uma multidão e eu auxiliamos na eleição do outrora promissor Dr. Waldemar Gomes de Oliveira Filho... Só roguei para que o fim fosse bem distinto...

• Fato curioso e justo foi a total renovação da Câmara dos Vereadores. Face às brigas do período 2001/04 todos os gladiadores foram destronados... Um lição que ficará aos atuais vereadores. Tomara![]

• Fiquei fascinado pelo jeito menina de Márcia... Mas máscaras caíram e pude notar que seu fascínio por peões e seu pseudoestilo correta não seriam adequados a uma amizade profunda e duradoura... Ainda mais porque Kely (mais outra vez) ficou enciumada e passou a obstar o que se passava... Desta vez, pro meu bem...

NOVEMBRO

• Mês chato e sem destaques construtivos.

• Relevantes apenas as autuações na Prefeitura de Itapeva de processos requerendo revisões salariais e que tanta polêmica causaram... Alguns servidores e seus aliados prontamente passaram a relutar contra a idéia... Mas algo necessitava ser feito para que o descontentamento passasse da “falsidade” de sacrificar às costas para a solicitação de uma posição concreta e definitiva... Se viria, não sei... Mas nas batalhas o primeiro passo sempre deve ser dado... Sem medos... Sem medos...

DEZEMBRO

• Em 06, data de aniversário de Patrícia e de minha priminha querida Ianaê, Kely e eu mudamos para a casa situada na Rua Miguel Chiaradia, n.º 66.

• Adquiro os CD´s de regravações (anos 50/60) de Michael Bolton e de Westlife.

• Mês regado às despedidas em meio ao sentimento de constrangimentos: a galera da Prefeitura parecia um Big Brother Brasil com a turminha dos pobrezinhos (bem) e a galera do riquinhos (mal). Mesmo com tudo contra, as coisas adquiriram o espírito de paz do Natal e tudo passou a transcorrer tranqüilamente...

• Em 17 ocorreu a confraternização natalina do pessoal da Prefeitura.

• Em 31 passamos o Reveillón no sítio “TIÃO BUENO”. Foi tudo muito legal e ficou, ali, a esperança de um ano de 2005 muito bom... Sobretudo a expectativa muito positiva acerca do que viria ser a Gestão de Denni Carlos Queiroz frente a Prefeitura em período de 2005 a 2008... Expectativa essa, a melhor possível.