Mestre M. Guido - 2002

PESPECTIVAS

& HISTÓRIAS DE 2002

Perspectivas: 2001 foi um ano excessivamente atípico: encontrei o amor nos braços de Beker e, simultaneamente, fui forçado a perceber que até a felicidade tem um preço que, a grosso modo, parece alto demais para quem apenas anseia se realizar.

No campo profissional, minha transferência para a Delegacia de Polícia de Camanducaia/MG, para atuar como Escrivão, marcou uma guinada de 360 graus. Passei a possuir maior autonomia e adquiri a confiança e o respeito que os quatro anos da Gestão Mazinho (Dr. Waldemar Gomes de Oliveira Filho) não me proporcionou. Isto não quis dizer que Emydio Moreira Filho tenha se sagrado um excelente administrador público. Pelo contrário, ele revelou tratar-se de um exímio gerente financeiro e só. Mais comentários far-se-iam até inúteis.

Afetivamente, Suelen Delvente iniciou o ano tendo a graça junto ao meu coração. Todavia eu sentia que Suelen não reagiria à altura e iria fracassar quando uma definição concreta fosse necessária. Com o início das aulas, Luana Monteiro voltou das gavetas do meu sentimento para ser uma musa de modo forte e real, mesmo revelando-se mesquinha em querer meu amor sem se dispor a me amar. Assim, aparentemente do acaso, como que se um presente dos Céus, surgiu Kely Fernanda Beker da Rosa (Cambuí/MG – Itapeva/MG) e nasce uma paixão que se converte em amor e o compromisso fez-se mera formalidade. Porém nem tudo foram flores e Kely mostrou-se insegura e incapaz de me dar a força que, num passado, eu tive em Patrícia, Luana, Luciana e Andréa: as intenções de minha amizade com Diviane foi posta em dúvida e isso, que a princípio parecia banalidade, cresceu e tornou-se o grande empecilho a ser contornado. Felizmente, com certo êxito.

Nesse cenário, Camanducaia/MG assistiu as maiores glórias que obtive no âmbito escolar: em Março minha chapa vence o pleito do GARRA e realiza diversas empreitas no decorrer do ano letivo e, no final, veio a consagração máxima com a conquista da IIª FEIRA DAS NAÇÕES, com o país africano de Marrocos, isto após já termos conquistado a IIª FEIRA DE CIÊNCIAS em 2000 com o tema ORIENTAÇÃO SEXUAL. Dois feitos consideráveis para uma sala com maioria esmagadora de mulheres, tecnicamente não tão brilhante e que contava com o CAMPEÃO BRASILEIRO, AMERICANO e MUNDIAL do CCL (e um dos idealizadores dos Projetos das feiras culturais no ano de 1997, ao lado do Professor Desportivo Rudineio – Jundiaí/SP). De quebra, venço a Liga Brasileira e a Liga Mundial do CCL, vencendo todas as competições... Como já havia sido em 2000.

Deste modo, preparou-se toda a estrutura para o início de um novo ano... E para dar os iniciais acordes rumos ao encerramento definitivo da saga dos Poemas Púrpuros.

História (mês a mês):

JANEIRO:

• Foi um mês terrível e cheio de indefinições. Nada de bom aconteceu e eu ainda enfrentei sérias crises em relação ao ciúmes de Beker.

• No dia 04, Kely vai a Cambuí/MG e lá sua mãe lhe conta sobre a acusação de sua prima Luana( de São Paulo e que não era a Monteiro ) de que eu estaria tentando seduzi-la. Inacreditavelmente, Kely e o demais me apóiam e a situação se define de forma fulminante e sem maiores seqüelas.

• No dia 31, consagro-me Campeão da Liga Mundial do CCL ao derrotar na final Nayelly( mais uma vez! )

FEVEREIRO:

• Em 08, fui para Cambuí/MG com Kely para brincarmos o Carnaval. Nada de excepcional ocorre.

• Em 14, começa o Letivo de 2002: com uma manobra junto ao Colegiado, a Diretora Evanilda de Carvalho Moraes Pereira Almeida me afasta da EEVME, pois como eu não havia feito estágio eu poderia freqüentar a escola. Esse não foi o entendimento da Direção da Escola, que contou com a aprovação da Secretaria Estadual de Ensino. Kely não me apóia e sente-se feliz por perceber que meus contatos com Diviane reduzir-se-iam consideravelmente. É o que acontece.

MARÇO:

• Foi outro mês horroroso.

• No dia 10, displicente, presto concurso na PREFEITURA DE ITAPEVA/MG, onde faço 80 pontos e sou aprovado na 5ª e última vaga. Foi um bom teste para meu poderio que continua em alta.

• Até meu Aniversário (29/MAR/2002 – Sexta-Feira Santa) foi o pior dos últimos anos e eu, em Cambuí/MG, com Kely fiquei privado de qualquer expectativa de comemoração junto aos meus amigos.

ABRIL:

• Outro mês complicado.

• Como pontos bons, destacam-se as emissões de Carteiras de Estudantes da UBES em Camanducaia (EEVME, Maranatha e EM Karlis Kempis) e em Itapeva (EEJRS).

• De 18 a 21, ocorreu o IIIº Congresso Educacional de Itapeva/MG.

MAIO:

• Curiosamente foi o primeiro mês positivo para mim neste ano.

• Em 18 e 19, em Guarulhos/SP, ocorre o IIº TCO Hernani Lecce Sanches e me sagro Bicampeão ao derrotar outra vez minha ex- namorada Nayelly Souto.

• Em 31 começa a 17ª Copa do Mundo, com Senegal vencendo a França pelo placar de 1 x 0.

JUNHO:

• Em 03, na Coréia do Sul, de virada e com um gol de pênalti inexistente, o Brasil vence a Turquia por 2 x 1.

• Em 08, na Coréia do Sul, o Brasil vence facilmente a China por 4 x 0..

• Em 13, na Coréia do Sul, o Brasil vence a Costa Rica por 5 x 2.

• Em 17, no Japão, pelas Oitavas de Final, o Brasil vence a Bélgica por 2 x 0.

• Em 21, no Japão, pelas Quartas de Final e de virada, o Brasil vence a Inglaterra de David Beckham & Cia, por 2 x 1.

• Em 26, no Japão, pela Semifinal, outra vez, o Brasil vence a Turquia, só que pelo placar de 1 x 0 e classifica-se para a final contra a Alemanha

• No dia 30, às 10:00h a Seleção Brasileira de Futebol consagra-se Pentacampeã Mundial de Futebol ao abater a Alemanha pelo escore de 2 x 0, com dois gols de Ronaldinho, aquele mesmo que em 1998 fracassou após aquela tão maravilhosa semifinal contra a Holanda.

JULHO:

• Esse mês começou mal, tendo eu uma sensação de fracasso e impotência...

• Nos dias 05, 06 e 07 ocorreu o pior final de semana da minha história: Kely recusou-se a me acompanhar para a festa julina da EEVME, fomos a um baile-festa horroroso e meu humor despencou.

• Todavia no dia 08 tudo regressou ao normal, o que não significou que a felicidade havia regressado, não por enquanto... Porém eu concluíra de um modo feliz a saga que em 01/JAN/1998 eu havia começado em Senador Amaral/MG

AGOSTO:

• Iniciaram-se os ensaios para mais um desfile cívico. Sentindo que seria minha derradeira participação pela EEVME desempenhei meu papel com toda a disciplina que a praxe exigia.

SETEMBRO:

• Foi um mês gostoso e divertido

• Em 07, ocorreu o desfile cívico sendo que os alunos da EEVME organizaram protestos pacíficos contra o Prefeito Emydio Moreira Filho e o mesmo, em sua habitual indiferença faz quer nada entendeu.

• De 27 a 29, ocorreu o IVº Encontro Amigos para Sempre que mesmo com financiamento de candidatos a Deputados/Senadores fracassou face à população local ter notado os propósitos nada dignos e beneficentes do organizador EDIR.

OUTUBRO:

• Em 06, ocorreu o Primeiro Turno das Eleições 2002. Aécio Neves(PSDB) torna-se Governador de Minas já no primeiro turno. Lula(PT) passa para o segundo turno confrontando-se a José Serra(PSDB). A mim coube votar, trabalhar no plantão da DelPol e à noite, pelo destino, reencontrar-me com minha primeira musa poética(Cristiane Fernandes).

• Após me restabelecer de uma forte gripe, em 13, fui ao Desfile de Cavaleiros em Camanducaia/MG tendo a companhia de Suelen Delvente para suportar tamanha chateação...

• Em 23, devido às divergências trabalhistas com o Setor de Pessoal da Prefeitura de Camanducaia/MG, desliguei-me da Delpol e posteriormente, em 31, da Prefeitura Municipal de Camanducaia/MG; passando a aguardar Nomeação na Prefeitura de Itapeva/MG.

• Em 27, Lula(PT) foi eleito Presidente da República com mais de 50 milhões de votos.

NOVEMBRO:

• Em 03, Michele Paes, Evandro (Santa Rita do Sapucaí/MG) e eu organizamos o Baile do Halloweeen no Distrito Monte Verde, o Baile foi ótimo no tocante à diversão e ao retorno financeiro à Organização.

• Em 05, iniciei contatos com Anísio Guimarães e Uesley Inácio para minha nomeação no Cargo de Auxiliar Administrativo da Prefeitura de Itapeva/MG

• Em 16, o Palmeiras foi rebaixado para a IIª Divisão do Campeonato Brasileiro.

DEZEMBRO:

• Em 13, data do sexto aniversário de minha irmãzinha Mayara, recebi o Termo de Convocação para a Prefeitura de Itapeva/MG. Iria atuara na SECRETARIA DE ESPORTES, CULTURA, LAZER E TURISMO.

• Em 31, parti para Cambuí/MG para mais um reveillon. Concluiu-se 2002, um ano complicado se bem que não foi de todo tão ruim assim....